Começaram nesta quarta-feira (20) as obras de execução da terraplenagem e fundação com a concretagem dos pilares na região do Terminal Isidória, no Setor Pedro Ludovico em Goiânia. Com os trabalhos, o trânsito no anel externo fica interditado.

Se a sociedade contribuir, como tem contribuído conosco até agora em todas as obras da cidade, nós não vamos ter nenhum problema aqui. É uma obra rápida, 15 dias no máximo estará concluído esse trecho do concreto”, afirma Fernando Santana, titular da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) da capital.

Agentes estão no local para orientar os motoristas quanto aos desvios. Segundo o secretário, na etapa seguinte, de renovação do asfalto, não haverá intervenção no trânsito. “Nós vamos compartilhar a obra com o fluxo de veículos”, esclarece.

Com as obras, o motorista que chega ao Terminal Isidória pelas Avenidas 2ª Radial (sentido Leste/Oeste), 3ª e 4ª Radiais (sentido Sul/Norte), será desviado para as Avenidas Circular e 1ª Radial até retomarem a circulação normal na praça do terminal. Já o motorista que segue na Avenida 1ª Radial, no sentido Norte/Sul, não terá seu trajeto alterado.

Também teve início hoje (20) a execução do pavimento rígido do BRT, ligando o corredor da Avenida 1ª Radial ao Terminal Isidória. O pavimento tem 10 metros de extensão e o prazo para conclusão é de 15 dias.

Ainda segundo Fernando Santana, uma das pontes da Avenida 2ª Radial sobre o Córrego Botafogo deverá ser concluída nos próximos dias. Em seguida, a pista no Sentido Alto da Glória/Setor Pedro Ludovido é que será interditada para a construção do segundo viaduto.

BRT

As intervenções no Isidória iniciaram em setembro de 2019. O terminal foi transferido provisoriamente para a Alameda João Elías da Silva Caldas, uma lateral da 3ª Radial. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Dolzonan Mattos, as obras na Avenida 4ª Radial, em direção ao Terminal Cruzeiro do Sul, devem iniciar em breve.

Já temos a concorrência homologada. Falta assinatura de contrato e a ordem de serviço para fazer a extensão do BRT aqui do Terminal Isidória até o Terminal Cruzeiro do Sul, completando os 21,7 quilômetros de extensão”, esclarece.

De acordo com o secretário, a pandemia não deve afetar o andamento das obras, e que os recursos já foram destinados para esse fim. “Não deixa de atrapalhar um pouco, porque muitos funcionários acima de 60 anos foram dispensados, inclusive alguns encarregados, mestres de obras”, afirma. “São aqueles R$ 780 milhões, então é uma verba carimbada para essas obras”, acrescenta. 

Segundo Dolzonan, o objetivo é concluir toda a obra ainda em 2020, mas a primeira parte da extensão será feita até a rotatória aberta na região dos Correios da Vila Brasília, de onde os trabalhos seguirão pela Avenida Rio Verde até o Terminal do Cruzeiro. 

Também na Região Sul as obras do BRT estão sendo executadas na Rua 84, entre a Praça do Cruzeiro e a Praça Cívica. Todas as pistas, do corredor e das laterais, entre a Praça do Cruzeiro e o Terminal Isidória já foram concluídas, e as calçadas estão na fase de colocação de piso tátil.