Dezessete dias após o fim dos Jogos Olímpicos, o Rio de Janeiro sediará as Paralimpíadas de 2017. A competição terá início nesta quarta-feira, dia 7, e vai até o dia 18 de setembro. Segundo o comitê organizador dos jogos, cerca de um milhão e meio de ingressos já foram vendidos.
Alguns pontos marcantes precisam ser considerados na delegação brasileira desta edição dos jogos: o Brasil terá representantes nos 22 esportes da competição, com 278 atletas na delegação, sendo que 14 deles são goianos.
O número de goianos nas Paralimpíadas do Rio supera o da edição anterior, em Londres 2012, quando a delegação brasileira levou 182 atletas, com nove representantes do estado de Goiás. Nesta edição de 2016, os atletas goianos estão divididos em seis modalidades diferentes e tem nomes como Jane Karla, que disputará o tiro com arco.
No atletismo, a única representante do estado é Lorena Spoladore, no salto em distância. Ítalo Gomes, Vanilton Filho e Ruiter Silva disputarão provas na natação, Iranildo Spíndola e Thaís Fraga estão no tênis de mesa. Juntamente com Jane Karla no tiro com arco estão Andrey Muniz e Diogo Rodrigues e, no basquete em cadeira de rodas, Dwan Gomes é quem representa. No vôlei sentado, quatro meninas estão na seleção: Adria Jesus, Jani Freitas, Pâmela Pereira e Nurya de Almeida.
Em Londres, 2012, o Brasil terminou os jogos paralímpicos na 7ª colocação do quadro geral de medalhas, a expectativa do Comitê Paralímpico Brasileiro é que o país termine a Rio 2016 duas posições acima, no 5º lugar.