Realizada anualmente no Carnaval, a Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza (Concafras) 2023 começará neste sábado (18). O advogado Wagner Nogueira, que acompanha a doutrina espírita desde 1985, participará presencialmente do evento em Londrina, uma das cidades sede.

De acordo com ele, a Concafras impacta amplamente as pessoas que participam, por meio de campanhas realizadas, distribuição de alimentos, programas feitos nas comunidades, hospitais, etc.

“Um impacto muito grande também é nas instituições espíritas que, por sua vez, realizam trabalhos educacionais, assistenciais e outros também, como no campo cultural. Através da Concafras, a gente pode dizer de maneira comprovada ao longo dos anos, as instituições foram se organizando, outras implantadas, e até reativadas. No Concafras, a gente põe a mão na massa, ou seja, um encontro teórico e prático”, destacou.

O evento tem centenas de opções de cursos em cada edição. Os temas de estudos têm abordagem espírita e incluem assuntos desde os mais básicos aos mais aprofundados. Alguns estudos são de temas gerais como A criança na era digital, e outros para capacitação de trabalhadores dos Centros Espíritas, como Passe: caridade ensinada por Jesus. As diferentes frentes de atuação no Centro Espírita são contempladas nas formações.

“A programação da Concafras, isso há muitos anos, acolhe um público de 0 a 200 anos de idade”, descontraiu. “O que eu quero dizer é que tem toda uma programação voltada para as crianças, de 0 a 11 anos de idade, o que a gente chama de Concafrinhas. Temos também uma programação para os adolescentes, jovens de 12 e 13 anos. E dos adultos, com idade a partir dos 13 anos. Então, todo o programa é feito voltado para esses públicos de forma organizada e interativa. Essa integração é tão real que comecei com 19 anos e estou inserido até hoje”, completou.

Os municípios onde terá programação local são: Alta Floresta (MT), Araguaína (TO), Belo Horizonte (MG), Londrina (PR), Macapá (AP) e Urandi (BA). Há ainda a opção de confraternizar de forma online. Wagner Nogueira, que frequenta o Centro Espírita Irmão Áureo, Jardim Nova Esperança, Goiânia, participará em Londrina.

“São seis cidades, mas a mesma programação doutrinária, as práticas assistenciais, os eventos, momentos coletivos. Toda a programação é única e por ser em muitas cidades torna interessante. Por exemplo, tem a possibilidade da Concafras online, em que a pessoa que não pode se deslocar a alguma cidade por qualquer motivo possa participar do evento, especialmente planejada para ela, que vai conversar com um instrutor, estudo em grupo, atividade prática online. Então, é realmente uma programação imperdível”, defendeu.

Concafras em Santa Maria (RS)

Wagner Nogueira revelou que a Concafras é marcada no mínimo com três anos de antecedência. Coincidentemente, uma das cidades escolhidas em 2013 foi Santa Maria (RS), onde no mesmo ano ocorreu a tragédia da Boate Kiss, que fez 242 vítimas fatais, além de outros 636 feridos.

“Uma semana antes da Concafras aconteceu a tragédia. Aquilo foi impacto que até hoje sensibiliza pessoas no mundo todo, muitas famílias perderam filhos e foi aquela questão: e agora? Os próprios trabalhadores ficaram impactados, como vai ser nossa recepção do evento na cidade? Nós fomos de ônibus, a cidade não falava mais nada além disso e lá sentimos, conversando com as pessoas, que precisávamos fazer algumas adequações naquele programa de Santa Maria”, lembrou.

“Fizemos palestras públicas e abertas às famílias das pessoas que passaram por essa tragédia. Foram duas, se não me engano, e eles saíram agradecendo a Deus tendo certeza de que o filho não morreu. Mesmo diante de todas essas dificuldades, existe o amor de Deus operando em torno deles. Foi uma mobilização de uma semana e adquirimos por doação mais de cinco mil evangelhos do espiritismo, que explica algumas passagens à luz da doutrina. Fomos aos hospitais auxiliar, enfim foi algo impressionante. A Concafras é isso”, finalizou.

Leia mais: