Repense do último domingo (12) mostrou como a alimentação saudável influencia no aprendizado das crianças. Para exemplificar, o Sistema Sagres foi conferir as diversas hortaliças que fazem parte da horta da Escola Municipal de Tempo Integral Juscelino Kubitschek, em Goiânia.

Confira o Arena Repense na íntegra:

O objetivo da horta é para ensinar as crianças os benefícios de uma alimentação saudável. A escola venceu, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Nestlé por Crianças Mais Saudáveis, criado para incentivar hábitos saudáveis em crianças das escolas públicas brasileiras. O tema foi discutido no Arena Repense desta quinta-feira (16), que teve mediação dos jornalistas Samuel Straioto e Jéssica Dias.

A conversa foi com a nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia, Anne Marques da Silva, a endocrinologista e pediatra, Yasmin Eugênia, e a coordenadora da Renapsi pólo Tocantins, Julina Amorim.

De acordo com Anne Marques da Silva, existem exigências na inserção do cardápio das crianças, como frutas, verduras, legumes que têm uma oferta mínima também.

“Temos várias experiências boas no município de Aparecida, temos horta também. É um assunto que gosto bastante, essa experiência que o aluno tem na escola leva para o resto da vida. Então, é muito importante ter essa variedade de alimentos também, fora que muitos infelizmente às vezes tem a alimentação escolar como a principal fonte de nutrientes”, defendeu.

(Foto: Reprodução/Sagres TV)

Julina Amorim também destacou a importância de se falar em alimentação saudável para crianças, já que é um tema que, corriqueiramente, é mais debatido com foco nos adultos.

“É importante a gente ter essa preocupação de pensar que é desde a infância que se forma hábitos. Vou falar até uma questão pessoal, porque quando a criança é pequena e os pais falam que o filho só vai consumir açúcar, por exemplo, após os dois anos, todo mundo reclama que ela não vai comer um doce ou uma balinha. Mas, isso também é preocupação com alimentação saudável, é construir costumes saudáveis desde as crianças”, destacou.

Da mesma maneira, Yasmin Eugênia reforçou que é necessário os primeiros contatos da criança com frutas, depois verduras, carboidratos e, por fim, a proteína.

“Hoje a gente tem opções prontas, aquelas papinhas industrializadas, que acabam atrapalhando desde cedo a questão de construção do apetite da criança. A gente sabe que tem aquele preconceito de que a criança não come, mas é questão de paciência, talvez ela não goste. Existem ao menos 15 ofertas do mesmo alimento para ver se a criança gosta ou não”, afirmou.

Assista ao Arena Repense na íntegra pelo link acima.

Leia mais: