A história da presença humana na América do Sul, explorando a riqueza cultural e arqueológica, pode ser contada com um passeio virtual à Serra da Capivara, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade há mais de três décadas. Em 2023, este icônico Parque Nacional, situado no estado do Piauí, atraiu um recorde de mais de 36 mil visitantes.

Agora, mesmo para aqueles que ainda não puderam visitar pessoalmente, há uma oportunidade de explorar esse tesouro arqueológico e sua biodiversidade por meio de um passeio virtual. Marian Rodrigues, líder do parque, destaca que o tour virtual permite uma imersão nos sítios arqueológicos e mirantes, proporcionando uma apreciação detalhada da paisagem geológica, cultural e natural.

Em colaboração com o Serviço Geológico do Brasil, o projeto oferece uma experiência enriquecedora ao exibir as pinturas rupestres gravadas nos diversos paredões, com imagens de alta qualidade e linguagem acessível.

“Essa visitação virtual dá um acesso global das pessoas do mundo inteiro a essa experiência. Depois, pode instigar uma visita presencial”, ressalta Marian Rodrigues.

Belezas

Com dezenas de imagens em 360 graus, os visitantes virtuais podem explorar os magníficos paredões, mirantes e formações rochosas esculpidas pelo tempo, proporcionando uma experiência que simula um sobrevoo pelo Parque Nacional Serra da Capivara. Este passeio virtual está disponível no portal do Serviço Geológico do Brasil.

Além disso, em São Raimundo Nonato, cidade que serve como ponto de acesso ao Parque, a Fundação Museu do Homem Americano oferece vídeos online com modelos interativos, gerados a partir de escaneamento tridimensional dos registros rupestres.

Esta é uma oportunidade para que a população em geral, pesquisadores e estudantes possam se familiarizar ainda mais com a riqueza arqueológica e cultural representada nos painéis pintados pelas antigas populações do continente, há aproximadamente 50 mil anos.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Leia também: