O Atlético Clube Goianiense vem sendo perseguido pela arbitragem. A CBF não admite um clube emergente crescer como vem acontecendo com o Dragão. A arbitragem é orientada para favorecer os maiores.

Tudo isso é preciso levar na brincadeira e entender que é coisa de torcedor.

São insinuações sem fundamentos.

Quem acusa… precisa provar, mas no futebol em 99% das vezes ninguém prova rigorosamente nada que acusa.

Porém é preciso SEMPRE, avaliar de forma criteriosa os lances polêmicos e que podem interferir no destino do jogo.

No empate entre Atlético-GO e Corinthians o arbitro Jean Pierre Gonçalves (RS), que apitou 15 partidas no Brasileirão 2020, cometeu na minha visão um erro absurdo.

Marcou um pênalti que não existiu do zagueiro Gilvan no lateral Fagner aos 9 minutos do segundo tempo na partida realizada no Estádio Olímpico, neste sábado – 7 de novembro.

Poderia recorrer ao VAR e olhar o lance repetidas vezes para decidir se confirmava ou não a penalidade que foi convertida pelo lateral Fábio Sanches.

No tradicional quadro da Sportv ‘Central do Apito’, o ex-arbitro Paulo César Oliveira disse que tomaria uma decisão diferente de Jean Pierre – profissional que tem o brasão FIFA.

“O Gilvan chuta a bola e aí tem o movimento dele, normal de quem chutou a bola e tem a trombada com o Fagner. Por esse ângulo que vimos por último, eu não marcaria o pênalti. Jogador do Atlético Goianiense chuta a bola e na sequência tem o contato com o Fagner. Pra mim não foi pênalti”.

Tive a oportunidade de fazer uma consulta com um dos árbitros que atuam no Campeonato Brasileiro da Série A, que não pode ter seu nome divulgado. Para ele o entendimento em relação ao lance, é diferente de Paulo César Oliveira. Ele explicou.

“Tocar primeiro na bola, é realmente um critério importante. Porém nessa jogada do Atlético vejo uma ação continuada do defensor que mesmo após o toque na bola segue com a perna com um movimento que consideramos temerário e acaba atingindo o outro jogador. Ele não teve cuidado de visar a bola e recolher o corpo. Ele joga o corpo aproveitando o embalo. Lógico que a velocidade é grande porém faltou zelo. Foi imprudente”.

Confira o lance do pênalti na transmissão do Premiere