O Pauta 1 desta quinta-feira destaca a ocupação da mulher nos espaços de poder no Brasil. Na semana do Dia Internacional da Mulher, uma reflexão feita é por que em meio a uma sociedade patriarcal, mulheres ainda são excluídas nos espaços de poder?

Dados do Tribunal Superior Eleitoral indicam que o Brasil ocupa a 135ª posição entre 186 países. O Brasil tem um índice de 17,5% de mulheres nos parlamentos.

O Pauta 1 reflete sobre o baixo índice de representatividade e de dificuldades de candidaturas e eleição. A professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marlise Matos, analisa o contexto machista da política e os desafios da mulher para alçar os espaços de tomadas de decisões.

O programa vai ao ar nesta quinta-feira (7), às 20 horas na Sagres TV. O Pauta 1 também é disponibilizado no canal do You Tube do Sistema Sagres.

Assista ao programa

As mulheres ainda enfrentam a violência política de gênero. Trata-se da agressão física, psicológica, econômica, simbólica ou sexual contra a mulher.

A finalidade é de impedir ou restringir o acesso e exercício de funções públicas e/ou induzi-la a tomar decisões contrárias à sua vontade. No entanto, recentemente entrou em vigor legislação para reprimir este tipo de violência.

Cargos de liderança

A socióloga e mentora de talentos, Dilze Percílio, avalia os desafios para que mulheres consigam alcançar cargos de liderança e chefia. Ela analisa a cultura machista que reprime a mulher de alçar postos mais elevados, apesar de terem grande qualificação e preparo profissional.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 05 – Igualdade de gênero.

Confira as edições anteriores do Pauta 1