O programa Pauta 1 que vai ao ar nesta terça-feira (25), às 20h, na Sagres TV, aborda o tema da realidade da população em situação de rua em Goiás e no Brasil. Estudos indicam um crescimento exponencial, principalmente após a pandemia de COVID-19.

Crises econômicas e a pandemia agravaram a situação de muitas pessoas, e o governo federal estima que 227 mil pessoas vivam nas ruas de todo o país. Em Goiás, o número de famílias em situação de rua subiu de 62, em 2012, para 2,3 mil, em 2021.

Contextualização

A população em situação de rua enfrenta uma série de desafios, desde a falta de acesso a alimentos e cuidados médicos até a violência e o preconceito. O programa Pauta 1 discute as causas dessa situação, os impactos da pandemia e as políticas públicas implementadas para auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Entre as iniciativas recentes, destaca-se o programa Pontos de Apoio da Rua, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que busca implantar espaços públicos de atendimento em cidades com mais de 500 mil habitantes.

Assista ao programa

O programa conta com a presença de Marco Natalino, especialista em políticas públicas e gestão governamental da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais, do Ipea. Ele fala sobre os motivos que levam as pessoas a viverem nas ruas, o perfil dessa população e as possíveis soluções para essa grave questão social.

Entrevistas e discussões

No primeiro bloco, Samuel Straioto e Ananda Leonel apresentam dados sobre o aumento da população em situação de rua em Goiás e no Brasil. A discussão aborda as principais razões para essa condição, incluindo problemas econômicos, desemprego, conflitos familiares e questões de saúde mental.

A pesquisa do IPEA revela que 33,7% das pessoas em situação de rua estão nessa condição por, pelo menos, seis meses, com 11,7% vivendo nas ruas há mais de 10 anos.

No segundo bloco, é discutido o caso recente de duas mulheres, mãe e filha, que vivem em uma unidade do McDonald’s no Rio de Janeiro (RJ). Este caso levanta questões sobre a nova modalidade de pessoas em situação de rua, a invisibilidade social e os estereótipos associados à essa população.

Além disso, são analisadas as políticas públicas atuais, como o Plano Ruas Visíveis. O plano abrange sete eixos principais: assistência social e segurança alimentar, saúde, violência institucional, cidadania, educação e cultura, habitação, trabalho e renda e produção e gestão de dados.

No terceiro bloco, a advogada Déborah Assunção, integrante do Conectar, grupo que auxilia pessoas em vulnerabilidade social na região metropolitana de Goiânia (GO), compartilha a sua experiência. Ela fala sobre o impacto da pandemia no aumento da quantidade de pessoas em situação de vulnerabilidade, o perfil delas e como a comunidade pode ajudar.

Diferença entre situação de rua e outras formas de vulnerabilidade

Entender as nuances entre as diferentes formas de vulnerabilidade é essencial para desenvolver políticas eficazes. A situação de rua é um problema complexo, envolvendo fatores econômicos, sociais e de saúde. As políticas públicas precisam ser abrangentes e focar na reintegração dessas pessoas à sociedade, oferecendo não apenas abrigo, mas também suporte para emprego, saúde e inclusão social.

O programa Pauta 1 promete uma discussão aprofundada sobre a situação das pessoas em situação de rua, abordando tanto os desafios quanto as possíveis soluções. Para saber mais sobre essa importante questão social, assista ao Pauta 1 na Sagres TV e em nosso canal no YouTube.

Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 1 – Erradicação da pobreza; ODS 10 – Redução das desigualdades; ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes

Assista às edições anteriores