Pauta 1 – Pandemia e crise: por que aumenta a população em situação de rua no Brasil?

O programa Pauta 1 que vai ao ar nesta terça-feira (25), às 20h, na Sagres TV, aborda o tema da realidade da população em situação de rua em Goiás e no Brasil. Estudos indicam um crescimento exponencial, principalmente após a pandemia de COVID-19.

Crises econômicas e a pandemia agravaram a situação de muitas pessoas, e o governo federal estima que 227 mil pessoas vivam nas ruas de todo o país. Em Goiás, o número de famílias em situação de rua subiu de 62, em 2012, para 2,3 mil, em 2021.

Contextualização

A população em situação de rua enfrenta uma série de desafios, desde a falta de acesso a alimentos e cuidados médicos até a violência e o preconceito. O programa Pauta 1 discute as causas dessa situação, os impactos da pandemia e as políticas públicas implementadas para auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Entre as iniciativas recentes, destaca-se o programa Pontos de Apoio da Rua, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que busca implantar espaços públicos de atendimento em cidades com mais de 500 mil habitantes.

Assista ao programa

O programa conta com a presença de Marco Natalino, especialista em políticas públicas e gestão governamental da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais, do Ipea. Ele fala sobre os motivos que levam as pessoas a viverem nas ruas, o perfil dessa população e as possíveis soluções para essa grave questão social.

Entrevistas e discussões

No primeiro bloco, Samuel Straioto e Ananda Leonel apresentam dados sobre o aumento da população em situação de rua em Goiás e no Brasil. A discussão aborda as principais razões para essa condição, incluindo problemas econômicos, desemprego, conflitos familiares e questões de saúde mental.

A pesquisa do IPEA revela que 33,7% das pessoas em situação de rua estão nessa condição por, pelo menos, seis meses, com 11,7% vivendo nas ruas há mais de 10 anos.

No segundo bloco, é discutido o caso recente de duas mulheres, mãe e filha, que vivem em uma unidade do McDonald’s no Rio de Janeiro (RJ). Este caso levanta questões sobre a nova modalidade de pessoas em situação de rua, a invisibilidade social e os estereótipos associados à essa população.

Além disso, são analisadas as políticas públicas atuais, como o Plano Ruas Visíveis. O plano abrange sete eixos principais: assistência social e segurança alimentar, saúde, violência institucional, cidadania, educação e cultura, habitação, trabalho e renda e produção e gestão de dados.

No terceiro bloco, a advogada Déborah Assunção, integrante do Conectar, grupo que auxilia pessoas em vulnerabilidade social na região metropolitana de Goiânia (GO), compartilha a sua experiência. Ela fala sobre o impacto da pandemia no aumento da quantidade de pessoas em situação de vulnerabilidade, o perfil delas e como a comunidade pode ajudar.

Diferença entre situação de rua e outras formas de vulnerabilidade

Entender as nuances entre as diferentes formas de vulnerabilidade é essencial para desenvolver políticas eficazes. A situação de rua é um problema complexo, envolvendo fatores econômicos, sociais e de saúde. As políticas públicas precisam ser abrangentes e focar na reintegração dessas pessoas à sociedade, oferecendo não apenas abrigo, mas também suporte para emprego, saúde e inclusão social.

O programa Pauta 1 promete uma discussão aprofundada sobre a situação das pessoas em situação de rua, abordando tanto os desafios quanto as possíveis soluções. Para saber mais sobre essa importante questão social, assista ao Pauta 1 na Sagres TV e em nosso canal no YouTube.

Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 1 – Erradicação da pobreza; ODS 10 – Redução das desigualdades; ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes

Assista às edições anteriores

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.