O Pauta 2 desta quinta-feira, 2 de janeiro de 2025, apresenta uma retrospectiva ambiental dos principais eventos climáticos de 2024, considerado o ano mais quente da história. O programa acontece às 15 horas, na Sagres TV e no canal do YouTube da Sagres.

Assista ao programa

O ano mais quente da história e seus impactos

Confirmado como o ano mais quente já registrado, 2024 foi marcado por eventos climáticos extremos que atingiram o Brasil e o mundo. Enchentes devastadoras no Rio Grande do Sul, secas prolongadas no Pantanal e na Amazônia, além de recordes de incêndios nos biomas brasileiros, evidenciaram os impactos da crise climática.

No primeiro bloco, o professor Carlos Eduardo Young, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza e coordenador do Grupo de Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), analisa as causas dessas catástrofes, a relação com o uso de combustíveis fósseis e o desmatamento.

Avanços ambientais e os desafios para o futuro

No segundo bloco, o programa traz um olhar otimista ao destacar medidas adotadas em 2024 que apontam avanços na agenda ambiental. Entre os destaques, estão a redução de 30% no desmatamento da Amazônia e a regulamentação do mercado de carbono, ações fundamentais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Carlos Eduardo Young discute os impactos dessas medidas e os desafios para ampliá-las a outros biomas vulneráveis, como a Caatinga e o Pantanal. O convidado também avalia a importância da conservação de ecossistemas e as oportunidades de financiamentos internacionais que podem impulsionar a transição do Brasil para uma economia mais verde e sustentável.

COP30: O Brasil no centro das discussões climáticas globais

O Pauta 2 projeta as expectativas para a COP 30. A Conferência do Clima da ONU acontece em novembro de 2025, em Belém, no Pará. O evento, que colocará o Brasil no centro do debate climático mundial, representa uma oportunidade histórica para o país liderar temas como financiamento climático, adaptação e justiça social diante das mudanças climáticas.

O engenheiro florestal André Ferretti, gerente sênior de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, analisa o papel do Brasil na COP 30, a importância da preservação da Amazônia e os desafios diplomáticos para garantir resultados efetivos.

O especialista também destaca como a realização da conferência pode gerar impactos positivos para a política ambiental brasileira e impulsionar a economia verde no país.

Um olhar para o futuro

O Pauta 2 convida os telespectadores a refletirem sobre os desafios ambientais enfrentados em 2024 e as ações necessárias para um futuro mais sustentável, destacando o compromisso do Brasil na agenda climática global.

Não perca! É nesta quinta-feira, às 15 horas, na Sagres TV e no canal do YouTube da Sagres.

Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima.

Confira outras edições do Pauta 2