O Pauta 2 desta quinta-feira, 19 de dezembro, traz um debate profundo sobre os desafios da desigualdade social em Goiás. Além disso, caminhos para reduzir as disparidades econômicas, raciais e de gênero no estado. O programa tem apresentação de Jéssica Dias e Arthur Barcelos. O Pauta 2 vai ao ar ao vivo às 15 horas, com reprise às 20 horas, na Sagres TV e no canal do YouTube da Sagres.

Assista ao programa

Desigualdade de renda e os números preocupantes

Dados recentes do IBGE apontam que, sem os programas sociais, mais de 316 mil pessoas estariam em situação de extrema pobreza em Goiás.

Metade da população vive com um rendimento domiciliar per capita inferior a R$ 1.313, evidenciando a disparidade econômica no estado. Além disso, os 20% mais ricos concentram mais de 54% da renda, aumentando a desigualdade.

O desemprego, embora em queda para 5,8%, ainda convive com altos índices de informalidade, atingindo 40% da força de trabalho. Em relação às disparidades de gênero e raça, mulheres pretas ou pardas recebem, em média, metade do que ganham homens brancos no mercado de trabalho.

Análise sociológica e os desafios estruturais

No segundo bloco, o Pauta 2 recebe também o professor Marcelo Moreira, da Universidade Estadual de Goiás. Ele aprofunda a análise sobre os impactos dessas desigualdades no tecido social de Goiás.

O professor aborda como as disparidades de renda, gênero e acesso à educação perpetuam barreiras à mobilidade social e quais políticas públicas podem ser implementadas para combater a concentração de riqueza.

Além disso, discute os riscos da coexistência entre a queda no desemprego e o aumento na concentração de renda, um fenômeno que ameaça a coesão econômica do estado.

Iniciativas sociais e combate às desigualdades

No terceiro bloco, o convidado é o presidente da Central Única das Favelas de Goiás (CUFA-GO), Breno Cardoso. Ele apresenta as ações desenvolvidas pela organização para enfrentar as desigualdades nas comunidades periféricas.

Breno destaca a importância da inclusão digital, das políticas de cultura e esporte e do fortalecimento das lideranças locais como ferramentas fundamentais para a transformação social.

Além disso, fala sobre o papel das organizações da sociedade civil no complemento das políticas públicas e na promoção da inclusão econômica e educacional dos jovens das favelas.

Um chamado à reflexão

O Pauta 2 convida os telespectadores a entenderem os desafios da desigualdade em Goiás. Além disso, há a reflexão sobre a urgência de políticas que promovam a inclusão social, oportunidades econômicas e a redução das disparidades históricas.

Não perca! É ao vivo nesta quinta-feira, às 15 horas, com reprise às 20 horas, na Sagres TV e no canal do YouTube da Sagres.

Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 10 – Redução das Desigualdades.

Confira outras edições do Pauta 2