FORTALEZA (Reuters) – A polícia utilizou gás lacrimogêneo e canhões de água para dispersar um pequeno grupo de manifestantes contrários à Copa do Mundo, que bloqueava uma via de acesso à Arena Castelão, em Fortaleza, onde o Brasil enfrenta o México pelo Grupo A nesta terça-feira.
Pelo menos 10 pessoas foram presas em uma manifestação após um grupo tentar bloquear a via principal de acesso ao estádio, disse à Reuters o porta-voz da polícia local Fernando Albano. Alguns manifestantes mascarados jogaram pedras e paus em ônibus com logotipos da Fifa antes da Tropa de Choque e um veículo policial terem dispersado a multidão, segundo imagens mostradas na televisão.
Manifestações contra a Copa, principalmente em protesto aos gastos com a preparação do torneio, têm sido menores do que muitos temiam, após as grandes mobilizações durante a Copa das Confederações no ano passado. O protestos foram registrados em diversas cidade e alguns foram violentos, mas a maioria reuniu apenas algumas centenas de pessoas e acabaram se dispersando.