O período da seca tem início em junho é torna-se mais crítico no mês de agosto. Para atravessar este período e evitar maiores complicações, é necessário tomar certos cuidados, principalmente com as crianças.
O Médico Pediatra Anselmo de Oliveira Franco afirma que o clima no Estado de Goiás nos meses de junho, julho e agosto é bastante seco, desencadeando várias viroses.
“É importante ressaltar para as mães a hidratação oral das crianças, ao tomar bastante água, suco natural, chás caseiros, além de usar roupas mais leves, e principalmente a hidratação da pele da criança, com o protetor solar e creme hidratante”, aponta.
Segundo ele, muitas crianças a também adultos sofrem com congestão nasal, sinusites, resfriados, pneumonias, viroses do rotavírus, caracterizando-se por febre alta, vômito e diarreia. Ele afirma que nesta época do ano a resistência das crianças abaixa muito.
O médico aconselha colocar toalhas úmidas e bacia de água nos quartos, deixar bater sol no local durante o dia, e limpar bem o ambiente quando a criança for dormir, além de evitar o uso de tapetes, e cortinas.
“Quanto ao couro cabeludo, o importante é mantê-lo sempre limpo e lavá-lo pelo menos uma vez por dia. Usar o xampu adequado para o couro cabeludo, secando-o bem”, explica.