Neste, sábado (28) às 20h30, logo após a exibição do filme Viajo porque preciso, volto porque te amo (dir. Karim Ainouz e Marcelo Gomes, 71 min, ficção, 2009), o Perro Loco 4  divulga os vencedores das sete categorias de avaliação da Mostra Competitiva Universitária do Festival. Em seis o júri – formado pelo Pablo Lamar, diretor paraguaio; Francisco Filho César, diretor e roteirista; Carlos Magno, licenciado em animação e Belas artes; Rafael Urban, jornalista especializado em cinema; e Maria Fátima Martins, doutora em sociologia – define os vencedores. Há ainda o troféu direcionado a obra escolhida pelo voto popular.

Melhor Ficção, Melhor Documentário, e Melhor Animação recebem premiação de R$ 1000. As categorias do festival são completadas Melhor Experimentação de Linguagem, Melhor Expressão Cultural, Especial e Voto Popular. Todos os premiados ganham troféu confeccionado pelo Cérbera Criações e certificado do evento. Os filmes vencedores serão reprisados no domingo (29/08) no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, no Centro, em três sessões: 12h30; 15h e 20h.

O troféu

O troféu do Perro Loco 4 que será entregue aos  vencedores das categorias da Mostra Competitiva é uma câmara preta, com fendas laterais e superior, iluminada internamente por LEDs – lâmpadas frias. Nessas fendas, têm-se fotogramas 35 mm, que ao serem iluminados, tornam-se visíveis ao observador. A obra foi criada por Alice Nascimento, Vinícius Vargas e Filipe Nagô – Cérbera Criações – e tem como uma das principais influências estéticas, o Bólide 18 de Helio Oiticica.

Até o ano passado, os troféus do festival faziam referência ao nome Perro Loco. Nas duas primeiras edições tinham forma de osso. No Perro 3,  a designer Alice Nascimento utilizou plástico reciclado para compor a forma de um cachorro. Em 2010, a composição do prêmio, assim como o próprio evento, pretende surpreender. “Resolvemos inovar no formato, fazendo referência direta ao cinema. Para isso, criamos uma ‘câmara escura’, que remete ao princípio da fotografia, e consequentemente do cinema”, afirmam os autores.