A musculação específica para mulheres melhora a força, a saúde e ajuda a definir o corpo com equilíbrio. Por isso, a personal trainer, Cláudia Santana, participou do Tom Maior e tirou as principais dúvidas sobre a prática e ainda explicou os benefícios que ela traz para o bem-estar das mulheres.

“Os benefícios são vários, tem a questão da tônus muscular, memória, questão de hormônios da alegria, da felicidade, autoestima também vem aí, então, assim, só benefícios a musculação traz para a mulher. Além  de manter o corpo legal, mantém um shape legal e uma qualidade de vida”, disse.

Cláudia tirou diversas dúvidas que as mulheres carregam em relação à musculação. Uma das dúvidas mais comuns é relativa ao período menstrual, época do mês que mexe com o desempenho nas atividades e que acompanha a mudança hormonal no corpo feminino durante todo o mês.

“São três fases até chegar a menstruação. O período que a mulher está eufórica, que ela vai chegar na academia e mandar aquele treinão é o primeiro período que é o folicular, que você tem uma grande demanda de estrogênio. Então aí a mulher fica feliz consegue pegar mais cargas e treina ótimo. A segunda fase é ovulatória, que aí você dá uma caidinha, fica mais tristinha porque o seu organismo está preparado para ter um óvulo ali pra fecundação. E o próximo passo é o lúteo, que é a questão de sair do estrogênio e ir para a progesterona. Então cai a alegria, cai a sua vontade de treinar, você fica cansadinha, com cólicas, dores, a perna fica pesada, coluna, então tudo isso afeta até chegar na menstruação. Nessa fase lútea o seu corpo está preparado para a fecundação e se isso não acontece, então, menstruação”, explicou. 

Os homens treinam normalmente o ano inteiro, sem alterações hormonais. Mas as mulheres vivem essa particularidade mensal do ciclo. Por isso, a personal reforçou que essas fases vão gerar semanas de excelentes treinos e semanas que a tendência será a falta na atividade. Mas para manter a agenda de treinos em dia, Cláudia disse que o importante é obedecer os sinais que o corpo entrega e não se esforçar para além disso.

“Escutem o seu corpo porque nessa fase é muito importante a gente se manter treinando, mas aí a gente pega mais leve, a gente faz uma caminhadinha, faz um treino adaptado à sua fase menstrual que é muito importante”, contou e continuou. “ O exercício nessa fase é muito importante porque ele vai te manter com os sintomas mais controlados. Se estiver com uma dor de cabeça ou muita cólica, faça uma caminhada leve ou uma atividade aquática, com uma coisa mais leve você vai ter muitos resultados e muitos benefícios por ter continuado”, disse. Confira outros destaques da entrevista:

Qual é a diferença de treino para mulheres e homens?

“Treino para mulher e homem não difere. O que difere, na verdade, é a diferença fisiológica e hormonal que a mulher tem. O homem vai se manter treinando o ano inteiro e a mulher vai treinar bem a primeira semana, a segunda ela treina forte, a terceira nem tanto, na quarta ela não aparece, porque os sintomas estão muito fortes, as cólicas estão incomodando. Então, assim, você pode fazer o mesmo treino do seu namoradinho, mas a questão hormonal de você não pegar a mesma carga que ele é fisiológica. Então treino não tem diferença, todos podem fazer o mesmo exercício, o que vai diferenciar mesmo é a questão de carga”.

Como começar atividade física sem medo de errar os exercícios?

“Para quem quer começar o melhor é uma boa orientação, um bom profissional, seja o professor da academia ou um amigo profissional. Porque o que a gente não pode fazer é se comparar com uma pessoa que treina há anos, com a blogueira que a gente gosta, porque a gente é individual, apesar das características serem as mesmas todos são individuais, todos são diferentes. Então a pessoa tem que procurar uma ajuda, tem que procurar profissional, tentar fazer e começar devagarzinho e ir até o avançado. Se você chegar e quiser correr hoje 10 km e nunca correu é lógico que não vai dar conta. Você vai se frustrar, vai se machucar e não vai ser legal, então a gente não começa lá na frente, a gente começa com pequenos passos até que a coisa vire uma rotina e o seu corpo entenda e que você tenha sucesso no seu treinamento”. 

Qual é o melhor treino para perder gordura e ter definição muscular?

“Então, essa coisa de o melhor treino, o melhor treino é o que você faz, entendeu? O melhor treino é  que você faz. Saí de casa, caminhei, me alimentei bem, me mantive hidratada, o emagrecimento vai acontecer. Então, se você quer uma dica para hipertrofia, por exemplo, aí você vai ter que procurar um profissional para comer de acordo, mas os pilares são: cardio bem feito, musculação e uma boa alimentação. Isso aí não tem erro. O treino ruim é só aquele treino que você não fez”.

Treinar com peso deixa o corpo mais da mulher mais musculoso. Isso é mito ou verdade?

“Mito. Tem que comer muito, muito ovo, muita proteína, é loucura, isso é mito. Você pode fazer o treino do bodybuilder mais…né, que não vai chegar lá. Mulherada não tenha medo e o meu time sabe, todas as mulheres do meu time treinam superiores. Porque o que acontece é que a mulherada só gosta de treinar perna, só quer coxa e só quer bumbum, homem ao contrário, só quer peito, só quer braço. O meu time treina o corpo todo porque a gente tem que deixar o corpo assimétrico, o corpo tem que ficar em sintonia, tem que deixar o corpo falando parte de cima com a parte de baixo.

No treino, se você vai fazer um stiff e não tem força em superior você não consegue segurar uma barra olímpica sozinha que tem 16 kg, por exemplo, não consegue. Então, mulherada, é mito, tem que pegar uma carguinha, tem que fazer o treino bonitinho, você não vai ficar musculosa, não vai ficar gigante porque é algo que tem que ser muito bem alinhado com a alimentação. Então, assim, é muita comida para você ganhar uma hipertrofia. Então, assim, não vai ficar grandona, vai ficar malhadinha, saradinha, marcadinha e com o corpinho bonitinho”.

Qual a diferença de um corpo magro para um corpo malhado?

Tem diferença de uma pessoa magra para uma pessoa que faz musculação. Você olha para uma pessoa magra e ok, você vê que ela é magra. Uma pessoa que faz musculação você vê o corpinho dela desenhado, você vê a musculação. Você coloca uma blusinha de alcinha e vê um ombrinho aparente, vai dar um tchauzinho e vê um tricepizinho, você vê um bicepizinho aparecendo. E é isso que eu acho bonito no corpo da mulher, você que ela faz um trabalho de musculação, mas não é uma coisa agressiva, é uma coisa para ela levar no dia a dia, para ela ter um corpo bacana e forte, porque a mulher musculosa tem um corpo forte para o dia a dia, não precisa ser gigante, e fora que ela queima mais gordura. Quanto mais músculo você tem, mais gordura você queima”.  

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 03 – Saúde e Bem-Estar.

Leia mais: