Foto: Twitter/@SeleccionPeru
O tão criticado gramado da Arena do Grêmio em Porto Alegre não foi problema para o Peru na noite desta quarta-feira (3). A equipe comandada por Ricardo Gareca venceu o Chile de Reinaldo Rueda por 3 a 0 e será o adversário do Brasil na grande final da Copa América 2019.
Flores (20’) e Yotún (37’) marcaram no primeiro tempo, e Guerrero fechou a conta aos 45’ da etapa complementar. Os peruanos ainda contaram com noite inspiradíssima do goleiro Gallese, que fez pelo menos quatro grandes defesa ao longo da partida, e ainda pegou pênalti de Vargas nos acréscimos.
Com a vitória, o Peru faz a final inédita com o Brasil no domingo, dia 7 de julho, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Na primeira fase, a seleção canarinho venceu os peruanos pelo placar de 5 a 0, com direito a pênalti de Gabriel Jesus defendido por Gallese no final da partida.
Esta é a terceira vez na história que o Peru chega à final da Copa América. Nas duas vezes ergueu a taça. Primeiro contra o Uruguai em 1939 e depois contra a Colômbia em 1975. Argentinos e chilenos, que decidiram as duas últimas edições do torneio, disputam o terceiro lugar no sábado (6) às 16h, na Arena Corinthians, em São Paulo-SP.
FICHA TÉCNICA
Jogo: Chile 0x3 Peru (Semifinal)
Data/horário: 03/07/2019 às 21h30, hora de Brasília.
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre-RS.
Arbitragem
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Alexander Guzmán (COL) e Wilmar Navarro (COL)
Opera o VAR: Andrés Rojas (COL)
Gols
Peru: Flores (20‘1T), Yotún (37’1T) e Guerrero (45’2T)
Cartões amarelos
Chile: Pulgar (28‘2T)
Peru: Advíncula (26‘2T) e Sagal (40’2T)
Escalações
Chile: Arias, Isla, Medel, Maripán (Castillo), Beausejour, Pulgar, Aránguiz, Vidal, Fuenzalide (Sagal), Alexis Sánchez e Vargas. Técnico: Reinaldo Rueda.
Suplentes: Cortés, Opazo, Paulo Díaz, Pavez, Valdés, Pablo Hernández, Sagal, Lichnovsky, Junior Fernandes, Castillo, Jara e Urra.
Peru: Gallese, Advíncula, Zambrano, Abram, Trauco, Tapia, Yotún, Carrillo (Polo), Cueva (Ballón), Flores (Christofer Gonzáles) e Paolo Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca.
Suplentes: Álvarez, Cáceda, Corzo, Araujo, Santamaría, Callens, Pretell, Christofer Gonzáles Vallón, Polo e Ruidíaz.
Público total: 33.058.
Público pagante: 29.895.
Público não pagante: 3.163.
Renda: R$ 8.305.120,00.