Sagres em OFF
Rubens Salomão

Pesquisa IPEC: governistas apostam em crescimento e cenário embolado ao Senado

Apesar da manutenção da liderança do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), o cenário mais próximo entre o tucano e o delegado Waldir (UB), de acordo com números da pesquisa IPEC/TV Anhanguera sobre a disputa ao Senado, animou lideranças das três candidaturas governistas ao cargo. Avaliação das campanhas de Vilmar Rocha (PSD) e Alexandre Baldy (PP) é de que Marconi não é inalcançável e que a maior rejeição poderá pesar contra o ex-governador, que já teria “encontrado o teto”.

Ouça a coluna em formato de podcast:

Ouça “#477: Pesquisa IPEC: governistas apostam em crescimento e cenário embolado ao Senado” no Spreaker.

Já o delegado Waldir mantém otimismo e aponta que é o único candidato com chances de vencer, diante da distância menor do que a apurada por outros institutos. Pesquisa do instituto IPEC divulgada na última noite pela TV Anhanguera, mostra frente de seis pontos percentuais de Marconi, que tem 24% das intenções de voto, sobre Waldir, que aparece com 18%. Em terceiro, o deputado federal João Campos (Republicanos), tem 7%, enquanto Alexandre Baldy (PP), Vilmar Rocha (PSD) e Wilder Morais (PL) figuram empatados, com 4% cada.

Os governistas ficam ainda mais otimistas quando avaliam a baixa consolidação do voto ao Senado nestas eleições, já que 65% dos eleitores apontam ainda não ter decidido em que votar, segundo a pesquisa espontânea. Sem a apresentação de cartela com os nomes dos candidatos, Marconi Perillo aparece com 9%, seguido por Waldir, com 4%. Já Alexandre Baldy, Denise Carvalho (PCdoB), João Campos e Wilder Morais ficam empatados, com 1% cada. Outros 16% dos eleitores pesquisados pretendem anular o voto na eleição ao Senado.

A lista

As candidaturas de Antônio Paixão (PCO), Leonardo Rizzo (Novo) e Manu Jacob (PSOL) não foram citadas na espontânea e tiveram intenções entre 1% e 2% na estimulada.

Dados

A pesquisa fez 800 entrevistas entre os dias 22 e 24 de agosto em 35 cidades no estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR‐01231/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral com o número GO‐02234/2022.

Me conhece?

O primeiro programa eleitoral de Gustavo Mendanha (Patriota) terá foco na apresentação do candidato, ao longo dos 58 segundos de tempo para propaganda nos blocos de Rádio e TV, que começam a ser apresentados nesta sexta-feira (26).

Citações

O próprio Mendanha fará explicação sobre a trajetória que o levou a ocupar os cargos de vereador e presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia e, depois, a prefeitura da cidade, até a desincompatibilização, neste ano. A figura de Maguito Vilela será utilizada ao longo dos próximos programas, mas não no primeiro.

Trabalho de rua

O candidato a governador Major Vitor Hugo (PL) participa de eventos de campanha em Jaraguá, Rialma, Ceres e Goiânia nesta sexta-feira (26). O deputado federal tem buscado se tornar mais conhecido, principalmente no interior do estado.

Tradição

Ao final das visitas, o candidato volta para Goiânia e participa do festival Bon Odori, às 19 horas. “Vitor Hugo tem grande ligação com a cultura japonesa, uma vez que sua esposa é descendente de japoneses”, aponta a campanha do bolsonarista.

20-06-2013-Rodovia-dos-Romeiros-Trindade-Fotos-Eduardo-Ferreira2775-cópia
Foto: Eduardo Ferreira / Goiás Agora

Nada disso

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) vetou integralmente proposta que determinava a vistoria periódica nas rodovias estaduais. Na justificativa, o gestor seguiu parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Justificativa

Segundo o órgão, o projeto do deputado estadual Paulo Cezar Martins (PL) apresentava vício de inconstitucionalidade formal e material. A PGE afirma que esse tipo de proposta é atribuição do Executivo. Assim, não caberia ao Legislativo propor providências.

Redundante

A Procuradoria também argumentou que já existe execução por parte da administração pública da segurança das rodovias estaduais. Segundo a Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte (Goinfra) e a Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), existem 20 contratos de manutenção e mais cinco de sinalização atualmente.

Histórica

A Federação Goiana de Municípios (FGM) realizará evento em comemoração aos 16 anos da Lei Maria da Penha. A solenidade está marcada para a próxima terça-feira (30), na sede do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO), às 9h.

Memória

A Lei Maria da Penha foi sancionada em agosto de 2016, com o objetivo de criar mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher de forma a prevenir, punir e impedir a opressão, principalmente por meio de medidas protetivas.

Mais lidas:

Leia também: