Aumentou o nível de conhecimento do eleitor goianiense em relação ao processo eleitoral, mas ainda é grande o número de indecisos. É o que mostra a terceira rodada da pesquisa Rádio 730/Grupom, realizada entre os dias 13 e 16 deste mês. No levantamento espontâneo, aquele que o entrevistado não é induzido por cartela, a pesquisa revela que 44,3% dos eleitores não se decidiram por nenhum candidato. Em julho, o percentual era 42,5% e em agosto, de 45,7%.
A pesquisa mostra que o eleitor hoje conhece mais os candidatos e sabe da existência da campanha. Na primeira rodada da pesquisa, em julho, 30,6% não sabiam quais eram os candidatos; em agosto o percentual caiu para 14,3% e agora é de 1,9%. Apesar do grande número de eleitores indeciso, os números revelam que, no quadro atual, a disputa seria resolvida no primeiro turno.
No levantamento espontâneo, o candidato da coligação Goiânia Sustentável (PT/PMDB e aliados), Paulo Garcia, lidera com 34,8% dos votos, contra 21,6% registrados em agosto e 13,4% em julho. O crescimento do prefeito supera a margem de erro da pesquisa. Jovair Arantes (PTB), candidato da coligação Goiânia 24 horas, tem avançou nas intenções de voto, chegando a 8,1%, contra 6,3% em agosto e 2,6% em julho. O candidato do PMN, Elias Júnior, oscilou positivamente dentro da margem de erro. Em julho ele tinha 0,5%, passou para em agosto, 4,3% e agora chega a 4,8%.
A pesquisa aponta ainda o crescimento da avaliação positiva do candidato Simeyson Silveira (PSC), que aparece com 2,4% votos no levantamento espontâneo. Em agosto ele tinha 1,9% e, em julho, 0,5%. A candidata do PC do B, Isaura Lemos, encolheu sua fatia do eleitorado. Tinha 0,5% de julho, subiu para 2,4 em agosto e agora aparece com 1,9%. Os demais candidatos, Rubens Donizetti (PSTU), professor Pantaleão (PSOL) e José Netho (PPL) oscilaram, com baixos percentuais, dentro da margem de erro.
No levantamento estimulado, aquele que o eleitor escolhe o candidato quando lhe é apresentada uma cartela, Paulo Garcia (PT) cresceu 5,8% em relação à rodada anterior: 39,9% contra 34,1%, de agosto e 26,2%, apurados em julho. O segundo colocado é Jovair Arantes (PTB), que teve crescimento dentro da margem de erro: 11%, contra 9,5% apurados em agosto e 6,9% em julho. Na terceira posição aparece o candidato Elias Júnior (PMN) com 4% das intenções de voto. Em julho ele tinha 8,2% e em agosto 6,4%. Simeyzon Silveira (PSC) oscilou positivamente, também dentro da margem de erro: 4,0%. Em agosto ele tinha 2,7% e em julho 0,5%.
O levantamento estimulado, a exemplo do espontâneo, também apresenta curva descendente da candidata do PC do B, Isaura Lemos. Em julho, a deputada tinha 12,9% das intenções de voto, caiu para 7,2% na segunda rodada da pesquisa, em agosto, e agora aparece com 2,6%. De julho para cá, a prefeitável perdeu 10,3% de seu eleitorado. Outro candidato em curva descendente é o professor Pantaleão (PSOL). Em agosto, ele tinha 2,1% das intenções de voto e agora aparece com 0,6%. Os demais candidatos, José Netho (PPL) e Rubens Donizetti (PSTU), também apresentam queda de desempenho (veja no infográfico). O índice de eleitores que continuam indecisos, mesmo quando lhe é apresentada a cartela, continuou o mesmo da rodada anterior da pesquisa, realizada em agosto: 17,1%.
Registro – A pesquisa Rádio 730/Grupom, contratada pela razão social Rádio Clube de Goiânia, ouviu 621 eleitores, entre os dias 13 e 16 de setembro, em 145 diferentes bairros de Goiânia, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o protocolo nº 00249/2012. A margem de erro é de 3,9% pontos percentuais para mais ou para menos.
Veja os dados:
Arte: Leonardo Martins