Um estudo publicado na revista Environmental Science & Technology demonstra que, na maioria dos casos, substituir o plástico por outras alternativas pode resultar em maiores emissões de gases de efeito estufa. “Em 15 das 16 aplicações, um produto de plástico gera menos emissões de gases de efeito estufa do que suas alternativas”, relatam os pesquisadores europeus.

Os pesquisadores analisaram as emissões associadas à produção, transporte, uso e descarte de diferentes materiais, incluindo aterro, incineração, reciclagem e reutilização. A análise de ciclo de vida dos produtos plásticos mostrou que eles emitem entre 10% e 90% menos gases de efeito estufa em comparação com alternativas, devido principalmente ao menor consumo de energia durante a fabricação e transporte.

Na construção civil, por exemplo, os canos de esgoto feitos de policloreto de vinila (PVC) foram comparados aos de concreto e ferro dúctil. Os tubos de PVC emitem 45% menos gases do que os de concreto e 35% menos do que os de ferro.

Alternativas

Para embalagens de bebidas, as alternativas às garrafas plásticas incluem latas de alumínio e garrafas de vidro. Apesar da alta taxa de reciclagem, os pesquisadores descobriram que, ao longo do ciclo de vida, as latas de alumínio emitem o dobro de gases de efeito estufa em comparação com as garrafas plásticas, enquanto as garrafas de vidro emitem três vezes mais.

As Nações Unidas estão atualmente negociando um tratado global sobre poluição plástica, considerando a proibição de produtos plásticos de curta duração e de uso único, como bandejas de isopor envoltas em filme plástico utilizadas para embalar alimentos.

O estudo comparou essas embalagens com as de papel de açougueiro e concluiu que, considerando a produção e as emissões decorrentes da deterioração dos alimentos, as embalagens de papel de açougueiro geram 35% mais emissões do que as de plástico.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis

Leia também: