Através das disciplinas eletivas de meio ambiente, práticas sustentáveis são estimuladas diariamente na rede estadual de Educação em Goiás.
A iniciativa é da Secretaria Estadual de Educação e tem o apoio da plataforma Ser Goiás, onde são encontrados materiais de suporte como cadernos orientativos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), reportagens, produções audiovisuais e podcasts.
Mais de 25 mil estudantes estão envolvidos nas disciplinas eletivas de Educação Ambiental e Sustentabilidade e de Educação Ambiental e Meio Ambiente, totalizando 720 turmas em todo o estado.
“A educação socioambiental nas escolas de Goiás é parte essencial do aprendizado dos estudantes, não se limitando a um projeto específico. Ela permeia todo o desenvolvimento escolar dos estudantes, influenciando os estudantes a compreenderem a importância de cuidar do meio ambiente e adotar práticas sustentáveis. Além disso, há projetos específicos voltados para a sustentabilidade e o meio ambiente, desenvolvidos na eletiva de Educação Ambiental, permitindo que os estudantes criem trabalhos e ações que tenham um impacto positivo na comunidade”, explica a Gerente de Ensino Fundamental da Seduc Goiás, Tamara Trentin.
Com isso, a Seduc incentiva a conexão com o meio ambiente e estimula a adoção de práticas sustentáveis, colocando o estudante como protagonista da transformação, uma vez que os projetos são pensados por eles mesmos, e de acordo com o contexto em que estão inseridos.
Ressignificando objetos recicláveis
Entre os estudantes que estão fazendo parte desta mudança estão os do Colégio Estadual Rio Vermelho, localizado na cidade de Aruanã, a 315 km de Goiânia, na região leste do estado. A percepção dos estudantes sobre a importância da proteção ao meio ambiente já é perceptível nos corredores do colégio.
“Tem muitos animais que às vezes pensam que é comida, o plástico, essas coisas, comem, acabam se engasgando e morrendo, por culpa da sujeira, de várias coisas, então é bom a gente proteger o meio ambiente sempre”, alertou Pedro Jorge Barros, 12 anos, aluno do Colégio Estadual Rio Vermelho.
No colégio, o projeto “Do Lixo ao Luxo – Reinventando os espaços com uso de pneus” tem como objetivo despertar os estudantes para a importância de desenvolver uma relação mais harmoniosa com o meio ambiente, além de mostrar o impacto causado pelos resíduos sólidos ao planeta, ressignificando o uso de pneus.
“Quando você entra na escola com um propósito ambiental, isso não fica somente na escola isso reverbera para toda a comunidade escolar – eu trago os pais, os parceiros da escola, eu trago toda a família, os próprios professores, o grupo gestor da escola se envolve muito. Quando somente uma turma da escola desenvolve um projeto, desse, socioambiental, não fica somente com aquela turma, ele expande pelas demais turmas dentro da escola”, comenta o coordenador do Ensino Fundamental, Werciley Silva.
Através das eletivas de educação socioambiental, a educação em Goiás contribui para a consolidação de uma educação consciente e comprometida com a sustentabilidade, formando cidadãos capazes de entender e enfrentar os desafios ambientais contemporâneos.
“Estamos trabalhando, fazendo a ressignificação dos pneus, estamos trabalhando com as garrafas pet, temos os estudantes de atitude que estão trabalhando com o combate à dengue, então todos eles estão envolvidos”, explica a diretora do Colégio Rio Vermelho, Núbia Soares.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis e ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima.
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