Foi celebrado, nesse domingo (28), o Dia Nacional do Voluntariado, que reconhece e destaca a importância da motivação das pessoas que doam seu tempo, trabalho, talento para o interesse social, e comunitário. Para falar um pouco mais sobre esse assunto, o Sagres Em Tom Maior desta segunda-feira (29) recebeu a analista de projetos sociais do Conecta Brasil, Isabela Mendes.

“A gente trabalha em cima dos ODS, que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Usamos todos eles para trabalhar aqui, temos organizações sociais de todos esses ODS e especificamente sobre o dia do voluntariado, a gente gosta de falar que, dentro dos objetivos, conseguimos trabalhar com todos aqui no Conecta. A gente tem instituições cadastradas à frente de causas ambientais, equidade salarial, em relação às mulheres. Então, a gente gosta muito de usar esses ODS dentro do conecta. O específico do voluntariado, acredito que seja trabalhar com transparência. O voluntariado é transformador”, destacou.

Quem deseja trabalhar de forma voluntária para ajudar a comunidade, é preciso, de acordo com Isabela Mendes, ver as causas pelas quais se identifica e habilidades que a pessoa tem.

“Por exemplo, você é uma enfermeira e quero usar meus conhecimentos, minhas habilidades para ajudar alguma organização social. Então, você pode ir para esse viés de se identificar com as coisas que faz, com o profissional. Hoje no conecta para se inscrever nas vagas de voluntariado é tudo separado por causas”, explicou.

Além disso, Isabela Mendes revelou que o voluntariado tem crescido muito na sociedade. Outro ponto trazido por ela é que, antigamente, os voluntários eram pessoas mais velhas, e hoje a grande maioria são de pessoas do ensino superior incompleto.

“São pessoas jovens que trabalham, então o pós pandemia fez com que as pessoas se sensibilizassem. O voluntário foi importante durante a pandemia e ainda é, então hoje a gente tem quase dois mil voluntários cadastrados na plataforma, quase 400 organizações sociais. Então, só para ver a importância do voluntariado pegando só uma amostra do Conecta Brasil”, informou.

Confira a entrevista com Isabela Mendes na íntegra no link acima.

Leia mais: