Moro e Bolsonaro (Foto: Marcos Corrêa/PR)

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu nesta sexta-feira (24) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito para apurar as declarações feitas pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro, que pediu demissão do cargo e fez acusações contra o presidente Jair Bolsonaro. Entre as medidas solicitadas ao STF, Aras pediu que seja determinado o depoimento de Moro.

De acordo com o procurador, os fatos evidenciam supostos crimes de falsidade ideológica, obstrução de Justiça, corrupção passiva privilegiada, coação no curso do processo ou denunciação caluniosa e crime contra a honra.

“Indica-se, como diligência inicial, a oitiva de Sergio Fernando Moro, a fim de que apresente manifestação detalhada sobre os termos do pronunciamento, com a exibição de documentação idônea que eventualmente possua acerca dos eventos em questão. Uma vez instaurado o inquérito, e na certeza da diligência policial para o não perecimento de elementos probatórios, o procurador-geral da República reserva-se para acompanhar o apuratório e, se for o caso, oferecer denúncia”, disse Aras no pedido.

Mais cedo, ao anunciar a demissão, Moro afirmou que pesou para sua decisão o fato de o governo federal ter decidido exonerar o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Valeixo.

Provas

Ainda nesta sexta-feira (24), o ex-ministro apresentou, a pedido do Jornal Nacional da TV Globo, uma troca de mensagens entre ele e o presidente Jair Bolsonaro, ocorrida ontem (23), na qual o presidente teria cobrado mudança no comando da Polícia Federal. 

Na conversa o presidente enviou ao ex-ministro o link de uma reportagem do site “O Antagonista”, que trata de assunto em que Polícia Federal está “na cola” de dez a 12 deputados bolsonaristas. Bolsonaro responde, em seguida, que esse é “Mais um motivo para a troca” de comando na PF.

Em seguida, Moro respondeu que inquérito é conduzido pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. O contato foi salvo no celular de Moro como “Presidente Novissimo”, indicando ser o número de telefone móvel mais recente do chefe do Executivo nacional. 

conversa bolsonaro moro

Moro mostrou ao Jornal Nacional, da TV Globo, provas em conversa que teve com Bolsonaro em aplicativo de mensagens (Fotos: Reprodução/TV Globo)