Depois de oficializar a suspensão imediata do Campeonato Goiano por tempo indeterminado, a Federação Goiana de Futebol convocou para a amanhã desta quarta-feira (18) uma reunião com representantes dos 12 clubes que disputam a primeira divisão do campeonato estadual para definirem algumas medidas a serem adotadas a partir de agora.

Em entrevista à Sagres 730 o presidente da FGF, André Pitta, avaliou o encontro com as instituições. “Faço uma avaliação positiva, acho que os clubes entenderam o cenário que é um cenário ruim. Fiz questão de frisar a insatisfação de todo processo que aconteceu e de fazer uma reunião aberta e da forma mais transparente possível. Para nós será essencial que alguns dirigentes mudem sua forma de agir porque isso é muito ruim”.

De acordo com o presidente a primeira alteração prática definida na reunião é em relação ao período de inscrição para novos atletas.

André PItta (Foto: Nathália Freitas/Sagres On)

“A decisão foi de alterar o artigo que encerrava as inscrições, deixando esse artigo aberto até mais para frente porque os clubes vão liberar seus jogadores e em determinado momento talvez tenha que remontar o elenco, alguns atletas talvez poderiam nem retornar, então abriu para poder contratar. Ficou acordado que se for determinado o retorno do campeonato, nós iremos avisar os clubes com 20 dias de antecedência para que eles possam fazer seu trabalho”, explicou.

Por essa mudança, a Federação Goiana de Futebol aconselhou seus filiados que ainda não liberaram seus jogadores a suspenderem as atividades. Clubes como Atlético e Jaraguá treinaram normalmente nesta quarta-feira (18) após a paralisação.

“A questão contratual nós temos que cumprir, não tem como fugir disso, e sugeri que todos liberem seus atletas para irem para suas casas cuidarem de suas vidas porque no formato que está não tem perspectiva nenhuma de retorno agora. Então pedimos que ficassem tranquilos que assim que acharmos uma alternativa para reiniciar, nós iremos avisar com tempo suficiente para que todos se preparem”, destacou Pitta.

Mesmo com o cenário contrário à continuidade do Campeonato Goiano e do pessimismo de algumas agremiações que acreditam que o torneio não será retomado, André Pitta descartou que a edição 2020 esteja encerrada.

“Nunca. Eu penso que a gente tem que esperar. O presidente da CBF demonstrou muita boa vontade no sentido de ajustar as datas para que os estaduais sejam encerrados dentro de campo, então nós vamos deixar isso em aberto. Óbvio que vemos com dificuldade, mas eu acho que não tem nada definido. Não tem nada disso de falar que caiu, que não caiu, que foi campeão, e se a gente tiver condição ele vai retomar”, enfatizou. 

Ouça na íntegra a entrevista de André Pitta à Sagres 730 sobre os desdobramentos da reunião de paralisação do Campeonato Goiano:

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/778353475&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>

{/source}

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença