A secretária municipal de Saúde Fátima Mrué (Foto: Sagres On)

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), lança mais um serviço no combate ao novo coronavírus. A partir desta quinta-feira (19), a Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta disponibilizará a Central Humanizada de Orientações sobre o covid-19. A plataforma atenderá a população de Goiânia e profissionais da saúde, em tempo real, por meio do telefone (62) 3267-6123. A central funcionará no mesmo local que o serviço Teleconsulta.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué, o objetivo do novo serviço é tirar as dúvidas mais simples da população antes que as pessoas saiam de casa para ir até uma unidade de saúde. “Nós observamos que nas unidades de saúde tem crescido o número de pessoas com dúvidas que poderiam ser esclarecidas por telefone por um profissional qualificado. E por esse motivo preparamos esse serviço humanizado, para evitar que as pessoas saiam de casa e se exponham ao vírus em uma situação que não teria essa necessidade”, explicou Fátima Mrué.

A Central Humanizada de Orientações sobre o COVID-19 contará com 16 médicos, 16 enfermeiros, 36 técnicos de enfermagem, e um coordenador divididos em dois turnos, 7h às 13h e das 13h às 19, todos os dias da semana, inclusive nos feriados. Nos demais horários, das 19h às 7h, o atendimento será eletrônico, informando e instruindo o usuário sobre os horários de funcionamento do serviço.

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os atendimentos serão realizados por nível. O atendimento de primeiro nível será com os técnicos de enfermagem. Se a dúvida for sanada, o atendimento é encerrado. Caso contrário, passa para um segundo nível, que será o atendimento com um enfermeiro. Se as dúvidas permanecerem, ele será encaminhado para o atendimento com o médico, por telefone.

O que fazer em caso de suspeita de Coronavírus

De acordo com a SMS os possíveis pacientes que apresentarem sintomas mais graves da doença serão internados nas unidades de referência. Em caso de suspeita, a orientação é de que os pacientes sejam isolados em seus domicílios sob recomendação médica de usar máscara para proteção das vias aéreas e não ter contato com os demais moradores da residência durante os próximos 14 dias e monitorados por médicos duas vezes ao dia por meio de um sistema digital de telemedicina.

Os testes só serão realizados quando tiverem a necessidade reconhecida por médicos. Os exames que identificam a presença do novo coronavírus na capital são realizados em 10 unidades de urgência de Goiânia (Cais e Ciams) e sete unidades de distritos sanitários, com duas sentinelas em cada, ou seja, são 24 pontos na rede. “Essas unidades contam com equipes volantes para colher materiais em outras unidades de saúde para que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível”, afirma Mrué.

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença 

*Com informações da Prefeitura de Goiânia