Sagres em OFF
Rubens Salomão

PL tem “namoro fortalecido” com Mendanha e garante candidatura própria em 2022

O Partido Liberal (PL) caminha para ter candidatura própria a governador em 2022: o nome buscado para a cabeça de chapa é o do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha. A articulação foi confirmada pela deputada federal e comandante da sigla em Goiás, Magda Mofatto, em entrevista à Coluna. A deputada reforça críticas ao MDB e aponta que seu partido dará estrutura para candidatura competitiva de Mendanha no próximo ano.

Ouça a entrevista completa:

“O PL está trabalhando em cima disso, por conta do MDB já estar namorando há bastante tempo o DEM, e agora já ter se definido. Esse namoro com o Gustavo está bem fortalecido e acredito que nós vamos ter candidato ao governo do estado pelo PL”, confirma a deputada. Magda Mofatto, até o mês passado, se mantinha na base do governador Ronaldo Caiado, apesar de ter feito críticas à gestão estadual na área de Segurança Pública, durante a caça ao bandido Lázaro Barbosa. À Coluna Sagres Em Off, na época, ela disse que as críticas eram pontuais contra a politização da operação e que Caiado estava “conduzido da melhor maneira possível como governador”. Agora, no entanto, ela confirma que o PL caminha para a oposição.

Leia mais: Mendanha defende que decisão do MDB sobre eleições seja tomada só em fevereiro de 2022

Magda Mofatto já ensaia crítica ao governador e aponta que o MDB não tem garantias de que, se ocupar a vice-governadoria, terá mesmo o apoio de Ronaldo Caiado para a sucessão em 2026. “Quem garante que o Caiado vai escolher dentro do MDB alguém para suceder ele? Quem garante? Em Brasília, a fama do Caiado é de não honrar compromissos. Prova está, que nesta campanha em que ele foi eleito, cadê os companheiros de primeira hora dele?”, questiona a deputada.

Foto: Magda apoiou Caiado em 2018, mas planeja candidatura de oposição para 2022. (Crédito: Divulgação)

Bolsonarista

Mesmo na base do presidente Jair Bolsonaro, a deputada Magda Mofatto aponta que ainda não há qualquer conversa para que a candidatura do PL, com o nome de Gustavo Mendanha, represente o bolsonarismo em Goiás. “Aí é outra conversa. Não falamos sobre isso”, afirma.

Memória

O PL elegeu 13 prefeitos em 2020, mas perdeu pelo menos dois, desde então. É que os gestores municipais ficaram desconfortáveis após a deputada Magda Mofatto ter gravado e publicado vídeo criticando a operação da SSP durante as buscas por Lázaro Barbosa. Francisco “Chico Vaca”, de Corumbá de Goiás, e Alécio Mendes, de Leopoldo de Bulhões, oficializaram no Palácio das Esmeraldas a filiação ao DEM de Caiado.

Foto: Filiação de prefeitos de Corumbá e Leopoldo de Bulhões ao DEM. (Crédito: Divulgação)

Vacina para menores

A vereadora Léia Klébia (PSC) apresentou requerimento para que seja encaminhado ofício ao prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, solicitando em caráter de urgência a inclusão no grupo prioritário de vacinação contra a COVID-19 crianças e adolescentes com idade a partir de 12 anos no Município de Goiânia.

Explique

“Conforme noticiado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária já autorizou o uso da vacina Pfizer contra a Covid-19 para adolescentes com idade acima de 12 anos, após estudos que comprovaram a segurança e eficácia da vacina para este público. Estamos próximos ao retorno as atividades escolares e é de fundamental importância o início da vacinação, principalmente para alunos que apresentam alguma comorbidade”, justificou.

(Crédito: Divulgação)

Economia

Um dos principais complexos produtores de bioenergia da América Latina, a Cerradinho Bioenergia, com sede em Goiás, pediu registro para uma oferta inicial de ações (IPO), em busca de recursos para financiar um projeto de etanol de milho no Mato Grosso do Sul.

Projeto

Prospecto preliminar da operação publicado nesta segunda-feira (23) no site da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) aponta que a nova unidade será construída na cidade de Maracaju (MS), com capacidade prevista de moagem de 1,1 milhão de toneladas de milho por ano e produção de 510 mil m³ de etanol hidratado.

Foto: Planta da Cerradinho Bioenergia, em Chapação do Céu. (Crédito: Divulgação)

Gigante

O projeto deve envolver investimento total de cerca de R$ 1,4 bilhão, com as obras devendo começar no primeiro semestre de 2022 e entrando em operação em setembro de 2023, afirmou a companhia no documento. Fundada em 2006 pela família Sanches Fernandes, a Cerradinho fica em Chapadão do Céu (GO), onde opera duas plantas de produção de etanol e derivados: uma planta utiliza cana-de-açúcar e a outra milho como suprimento. A companhia gere uma área agrícola de 75,8 mil hectares de cana.

Mais lidas:

Leia também: