Tem muita gente querendo se reinventar, mudar de vida, mudar de profissão, arrumar um jeito de ganhar o seu dinheiro com melhor qualidade de vida. Talvez isso seja uma das lições que a pandemia trouxe pra nós, de que a vida é fugaz, passageira e merece ser bem vivida.
Mas o que você, que busca mudanças, o que tem feito para alcançar seus sonhos? Você tem se capacitado, tem planejado os seus passos?
Para quem quer mudar de vida, mas sente que o freio de mão está puxado, beba da fonte do meu entrevistado, o médico e empreendedor social Tadeo Feijão, que entre várias atividades trabalha com planejamento para que as pessoas alcancem seus objetivos.

Tadeu explica que a maioria dos objetivos frustrados decorrem da falta de planejamento ou de uma clareza no caminho que se quer seguir. Ressalta que também pode ser falta foco ou faltam as ferramentas. “A vitória não é uma obra do acaso, mas o resultado de um conjunto de condições favoráveis”, diz. O planejamento é o que transforma um problema em um projeto.
Ainda conforme Tadeo, a pandemia é uma situação que está fazendo muita gente se planejar para superar a crise. “Muitas pessoas se perguntam o que fazer e como iniciar uma atividade que lhes dê segurança. A vida ao acaso é muito incerta e carrega muita adrenalina”, afirma, dizendo que até os improvisos devem ser planejados.
Tadeu é especialista em uma tecnologia de planejamento, que são os Mind Maps, Mapas Mentais. Trata-se de uma metodologia que permite clareza na organização e hierarquização das ideias de projetos pessoais, organizacionais e trabalhos em equipe.
Os mapas mentais foram criados na Inglaterra, para auxiliar alunos com dificuldades de aprendizagem. Resgatam a utilização das imagens, das cores, do lúdico na sua construção e hoje estão sendo utilizados nas universidades e instituições que buscam aprimoramento no processo de planejamento e execução de ideias.
“Se você precisa ir a algum lugar, um mapa te ajudará mais do que uma série de instruções sobre qual caminho seguir”, resume.
Nossa passagem aqui na Terra é melhor, quanta mais conseguirmos ser felizes. O que Tadeo Feijão destaca é sempre o planejamento para que consigamos evoluir tanto no plano terrestre quanto no plano espiritual. A felicidade é feita de momentos, mas estes momentos podem ser mais longos e intensos, o segredo, novamente, é se planejar.
“A vitória não é uma obra do acaso, mas o resultado de um conjunto de condições favoráveis”, Tadeu Feijão
Sou de Algodão: um movimento de sustentabilidade na moda
O quadro Faz Parte do Cenário desta semana trouxe o Movimento sou de Algodão, que tem construído uma verdadeira cadeia de apoio à sustentabilidade. Seu objetivo é difundir e incentivar o uso do algodão sustentável em todo seu processo produtivo, desde a lavoura até a moda, chegando a nós, consumidores. O movimento já possui mais de 600 marcas parceiras, muitas delas de grande escala e alcance nacional, além de participações em desfiles e uma série de iniciativas para unir o design da moda a um consumo consciente.
O programa desta semana esteve ligado ao ODS 4, que trata de educação de qualidade.
Programa completo
Temas abordados
– Planejamento: o caminho para se ter vitórias na vida. https://youtu.be/Owa8frQpL5c
– A pandemia e a urgência de vencer o desafio. https://youtu.be/aB2ZGdJyjug
– Mapas mentais: o que são e para que servem? https://youtu.be/84z26Xkpb3U
– Hierarquizar informações é fundamental em um mapa mental. https://youtu.be/7KntohIcA0k
– Planejar para viver melhor. https://youtu.be/xY9IQE74s2A
FPC – Faz Parte do Cenário
– Sou de Algodão: um movimento de sustentabilidade na moda. https://youtu.be/GGsvQjzekxc