A Semana Estadual da Agricultura termina na sexta-feira (29). O evento voltado para produtores rurais e toda a sociedade está repleto de palestras e oficinas que são oferecidas no Centro de Tecnologias e Inovação da Emater, em Goiânia. O assessor técnico da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Vilela, afirmou que o Plano ABC é carro-chefe para produzir com sustentabilidade.

Assista a entrevista completa:

“O carro-chefe é o Plano de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC), temos essa política pública há 12 anos no Brasil e é muito bem visto internacionalmente”’, disse.

Segundo Vilela, pesquisas mostram que produzir com mais diversidade na mesma área evita a abertura de fronteiras, consequentemente é um meio de preservar a biodiversidade e contribuir com a alimentação em todo o mundo.

“Por isso que vários dos nossos sistemas são reconhecidos tanto para a preservação da biodiversidade quanto para a segurança alimentar nutricional”, afirmou o assessor.

De acordo com Pedro Vilela, as tecnologias de baixo carbono contribuem para mitigar a emissão ou para reter o carbono que já está na atmosfera. Conforme o especialista, a agropecuária do Brasil já tem um nível de sustentabilidade muito bom. Vilela destacou algumas medidas do Plano ABC que já são adotadas pelos produtores brasileiros.

“Subcultura, integrações diversas – laboro, pecuária e floresta, terminação intensiva, corrigação – que a gente planta o ano inteiro no mesmo lugar e não precisa desmatar mais áreas, a recuperação de pastos degradados, uso dos dejetos animais para produção de biogases e os bionsumos”, pontuou.

Vilela afirmou que são tecnologias usadas há bastante tempo no Brasil e que são referendadas como mitigadoras da emissão de carbono na atmosfera.

Leia mais: