Plataforma digital proporciona acesso remoto a serviços públicos federais e estaduais (Foto: Johann Germano/Sagres On)

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/783024424&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, o Governo de Goiás lançou nesta semana a plataforma Goiás Digital. O objetivo é simplificar e democratizar o acesso aos atendimentos de órgãos estaduais por meio da integração dos serviços em um único ambiente virtual, em precisar sair de casa, oferecendo serviços de órgãos como Detran, Saneago, Agrodefesa e outros. Estarão disponíveis 2ª Via da CNH, agendamento de consultas médicas no Ipasgo, parcelamento de IPVA, consulta de débitos da Saneago, entre outros. 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Adriano da Rocha Lima, serviços estaduais e federais poderão ser feitos em um único site, com senha e login únicos.

“É o cidadão não ter que entrar no site do Detran, no site da Economia, da Agrodefesa, do Ipasgo. Tudo está sendo concentrado nessa plataforma Goiás Digital. O único local para acessar qualquer serviço público, não só estadual mas também serviços federais. Com senha e login únicos, para identificar o usuário. Isso facilita muito a vida do cidadão para não ter que ficar decorando endereços de internet diferentes”, explica.

Disponível no endereço www.go.gov.br, com mais de 50 serviços de órgãos estaduais de oferecidos digitalmente, Goiás Digital foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) em parceria com a Secretaria de Administração (Sead), atende a determinação do governador Ronaldo Caiado de simplificar e digitalizar os serviços públicos, além de seguir também orientações sobre Governo Digital de órgãos como a Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Económico (OCDE).

site goias digital

Cinquenta serviços estão disponíveis no Goiás Digital, como emissão de documentos (Imagem: Print Screen)

Rocha Lima explica que serviços como emissão de certidões negativas, por exemplo, que caso ainda não estejam no site, também poderão ser integradas no Goiás Digital. “Cada dia mais, além desses 50,outros serviços vão ser integrados, de forma que a gente tenha, em um futuro próximo, todos no formato digital”, afirma o secretário.

O secretário destacou ainda a realização de videoconferências por parte da equipe de governo, mais comuns agora por conta do isolamento recomendado pelo poder público estadual, em razão da pandemia da Covid-19, e que servidores públicos podem acessar a plataforma para este tipo de serviço. 

“Agora, as pessoas estão sendo obrigadas a fazer isso, só que essa obrigação acaba virando um hábito depois. Acho que, quando a gente passar essa crise, vai ter um hábito mais perene de utilização de serviços remotos, teleconferência, videoconferências. As pessoas vão perder o medo da tecnologia, e passar a ver que ela está aí justamente para isso, para conectar pessoas mesmo à distância, e nós não podemos perder esse benefício em um mundo tão globalizado como temos hoje”, complementa.

Para acessar a plataforma, basta digitar o endereço www.go.gov.br por meio de qualquer dispositivo, seja computador, celular ou tablet. Além disso, também está em desenvolvimento um aplicativo, facilitando ainda mais o acesso da população aos serviços públicos remotamente e, em uma plataforma única, evitando que o usuário tenha que buscar os serviços dos órgãos de maneira individualizada.

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença