(Foto: Reprodução/Freepik)

No podcast desta semanaNo podcast desta semana, Rubens Salomão e o prof Norberto Salomão, abordam os detalhes do processo eleitoral da Grécia. O atual primeiro ministro da Grécia, Alexis Tsipras, disputa eleição neste domingo. O debate eleitoral no país já marca a recuperação de força pela direita conservadora, depois de quatro anos de governo do partido de esquerda Syriza. A instabilidade política poderá regressar à Grécia em 2019, na sequência de três eleições que podem confirmar a perspetiva de vitória da direita mas sem maioria absoluta.

 

O Partido Syriza, do primeiro-ministro Alexis Tsipras, desde 2015, enfrenta o grupo de credores do país liderados pela Alemanha, mas foi forçado a recuar e obrigado a adotar medidas econômicas bastante austeras. A Nova Democracia (ND) ganhou abrangência depois da vitória registrada nas eleições europeias, de 26 de maio, e nas regionais e municipais que foram encerradas no início de junho.

O partido conservador é liderado por Kyriakos Mitsotakis, representante das “dinastias familiares” que têm dominado a política helénica desde o regresso da democracia parlamentar em 1974.

As frases bem ou mal ditas por aí…

A frase da semana pertence ao euro deputado italiano, David Sassoli, eleito como novo presidente do Parlamento Europeu. O Parlamento Europeu elegeu o socialista como presidente da Casa pelos próximos dois anos e meio.

“Neste momento, ao fim de uma intensa campanha eleitoral, começa uma legislatura que coloca sobre nós uma grande responsabilidade, pelos votos que recebemos e a formação desta assembleia. Estamos em uma época de transformações: desemprego entre jovens, migração, mudanças climáticas, revolução digital e o novo equilíbrio mundial são algumas das principais questões.

Para encarar tudo isso, precisamos pensar de uma nova forma. Temos de ter coragem e humildade. Temos que recuperar o espírito fundador daqueles que colocar de lado todo o dano causado pelo nacionalismo para construir um projeto capaz de unir paz, democracia, desenvolvimento e igualdade”.

Sassoli, 63, foi escolhido por uma votação em dois turnos na primeira sessão do Parlamento Europeu realizada pela nova legislatura, eleita em maio. Ele teve 345 votos, de um total de 751 eurodeputados.

O novo presidente é um ex-jornalista de Florença, que trabalhou em jornais, agências de notícias e foi apresentador da TV italiana RAI. Ele entrou para a Euro-Câmara em 2014, na qual foi um dos vice-presidentes, e é crítico da política anti-imigração do governo italiano, fortemente defendida pelo ministro do Interior do país, Matteo Salvini.

No mandato anterior, o Parlamento foi presidido por outro italiano, Antonio Tajani, que era próximo de Sílvio Berlusconi. Aos 82 anos, Berlusconi foi eleito na votação de maio para o Parlamento Europeu e integra esta legislatura.

Músicas comentadas neste Episódio

Giorgos Zampetas – Zorba

Com muitas interpretações, a música e a dança Zorba, da composição de Giorgos Zampetas, representam a Grécia pelo mundo. Essa gravação é a mais clássica, de 1965.

JONY – Лали (Lali)

Jony é um cantor de hip hop nascido no Azerbaijão, mas que mora desde muito novo em Moscou, na Rússia. Tem 27 anos e começou a fazer sucesso com a música Alley, em março deste ano. Em poucos meses, já lançou o segundo álbum e acumula quase 500 seguidores no instagram.

Ouça +

Sagres Internacional #23: O bilionário mundo do tráfico internacional de drogas

Sagres Internacional #22: A história de Hong Kong até a nova ditadura da China

Sagres Internacional #21: Crise entre EUA e Irã no Estreito de Ormuz pode causar no crise mundial

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, de 14h às 15h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-Go. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais. Confira as outras edições em nosso site, no Spotify, no I Tunes e no Google Podcasts.