Neste episódio o PodFalar dá um tempo na CPI da Covid, nas votações da Assembleia Legislativa e da Câmara de Goiânia e nos bastidores da política para um breve retorno ao passado.

Em 31 de janeiro de 1961, Mauro Borges Teixeira, filho do ex-governador Pedro Ludovico, tomou posse como governador de Goiás e iniciou a implantação do Plano de Desenvolvimento Econômico de Goiás, conhecido como Plano MB. O projeto foi elaborado na campanha eleitoral de 1960, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ouça o podcast:

O programa tinha quatro eixos: aumentar a produtividade da agropecuária goiana, para que fosse um dos indutores do desenvolvimento do Estado; promover a industrialização de Goiás em áreas em que o Estado tinha vantagens competitivas em relação às demais unidades da Federação; investimentos em infraestrutura, para criar vias de escoamento da produção para os centros consumidores; e, por fim, melhorar a qualidade dos serviços públicos, ou seja, educação, segurança pública e saúde.

Passados 60 anos, os objetivos dos últimos governos goianos continuam exatamente iguais. Por isso Mauro Borges foi visionário, pois estabeleceu as bases para a construção de um Estado que não existia em sua época e que só ganhou forma décadas depois.

Nesta edição especial, o PodFalar vai entender um pouco mais sobre o que aconteceu há 60 anos que ajudou a construir o Estado que temos hoje com dois convidados, a socióloga Dalva Borges de Souza, professora aposentada da UFG, e o presidente regional do PSD, Vilmar Rocha, ambos estudiosos do governo Mauro Borges e do Plano MB.