O ex-ministro Henrique Meirelles (PSD) passou o segundo feriado prolongado consecutivo em Goiânia em articulações para sua candidatura a senador. A pressão sobre os governadores pelos seguidos aumentos nos preços dos combustíveis, determinados pela Petrobrás, levou ao congelamento do ICMS por 90 dias. Estes são os temas deste episódio do PodFalar.

Leia mais: Meirelles deixa opções abertas e considera compor chapa com Caiado ou Mendanha

Um apartamento no 13º andar do Castro’s Hotel ficou pequeno para a grande movimentação de visitas neste último feriado prologando. Desde sábado, dia 27, até a terça-feira, dia de Finados, o secretário de Fazenda de São Paulo, o ex-ministro Henrique Meirelles, recebeu dezenas de líderes religiosos, prefeitos, vereadores, deputados, além do senador Vanderlan Cardoso e do presidente regional do MDB, Daniel Vilela. Meirelles é pré-candidato a senador e desta vez garante que não vai recuar de sua pretensão.

Com o último aumento dos preços, anunciado pela Petrobrás dia 26 último, a gasolina acumula alta de 73% somente neste ano e o diesel, de 65,3%. A pressão sobre o governo federal se intensificou, especialmente por parte dos caminhoneiros, que tentaram sem sucesso fazer uma paralisação nesta semana. O desgaste também é intenso sobre os governadores, que reagiram nesta semana com o congelamento do ICMS sobre combustíveis por 90 dias. Uma saída mais política, pois dará pouco alívio no bolso do consumidor.

Ouça +

PodFalar #158: O casamento aberto entre PP e governo e torneiras abertas no Legislativo e no Judiciário

PodFalar #157: As disputas políticas na criação de cargos na Câmara e na troca de secretários na prefeitura

PodFalar #156: Os dividendos políticos do leilão da Celg T e votação relâmpago de cargos na Câmara de Goiânia

Ouça todas as edições anteriores do PodFalar