A crise entre Câmara e Paço, com vereadores partindo para “independência” em meio à cambaleante gestão de Rogério Cruz, e as propostas apresentadas por Ronaldo Caiado em Brasília, na tentativa de recompor a arrecadação do estado, são os temas desta edição do PodFalar. Ah! Tem ainda a língua solta do presidente Lula, que agora passou a considerar a possibilidade de disputar a reeleição em 2026.

Ouça aqui o episódio completo:

Ouça “PodFalar #219 | O desembarque antecipado em Goiânia e os apelos goianos em Brasília” no Spreaker.

Uma semana depois de ser empossado como novo secretário de Governo, o ex-deputado federal Jovair Arantes (Republicanos) realizou reunião na Câmara Municipal com 32 dos 35 vereadores da Casa. O encontro ocorreu depois de seguidas declarações na imprensa e discursos no plenário com críticas à gestão do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

As críticas vieram de vereadores que até então eram considerados aliados da prefeitura. Principalmente presidente da Casa, Romário Policarpo (Patriota), que chegou a dizer que alguns secretários municiais gastavam mais tempo fazendo fofoca do que trabalhando.

Nos bastidores, vereadores apontam que a mudança de postura já representa antecipação da eleição de 2024. Avaliação é de que o projeto de reeleição do prefeito não seria viável e que, por isso, o desembarque seria inevitável e “pragmático”, principalmente para os parlamentares que têm o projeto de reeleição.

O novo secretário de Governo, Jovair Arantes, conversou com os vereadores e buscou atender as demandas mais imediatas: a abertura da administração para os pedidos dos parlamentares, com garantia de encontros periódicos, e o pagamento das emendas impositivas.

Governador em Brasília

O governador Ronaldo Caiado (UB) saiu otimista das reuniões com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes, com outros governadores. Em todas as conversas, a intenção é encontrar uma solução para as perdas de arrecadação no estados.

Além disso, está na pauta a diferença entre cobranças tributárias nos estados – o chamado DIFAL, e a manutenção de taxas específicas no cálculo do ICMS sobre a energia elétrica.

Caiado esteve com os ministros do STF em encontros separados, depois de debate do Fórum Nacional de Governadores com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ao longo da semana, foi iniciada a troca de propostas para compensação federal para as perdas de arrecadação nos estados.

Língua Solta

Lula tuitou, em 25 de outubro de 2022: “Eu se eleito serei um presidente de um mandato só. Os líderes se fazem trabalhando, no seu compromisso com a população.”

Este episódio teve áudios do Sistema Sagres, do Governo Estadual, do Jornal O Popular e da RedeTv!. Confira o PodFalar todo sábado, às 9h30 da manhã, na Rádio Sagres, no Sagres On-line, no aplicativo da Sagres, no SoundClound, no Spotify, no Google App, no Deezer e no Castbox. Siga o PodFalar em seu tocador de podcast preferido e receba um episódio novo todo sábado.

Leia mais: