Depois do fim da consulta pública, o MEC tem divisões e muita expectativa sobre os rumos do Ensino Médio no Brasil. A revisão que impacta 8,3 milhões de estudantes é o tema desta edição do PodFalar. O primeiro podcast de Política de Goiás tem apresentação e comentários dos jornalistas Rubens Salomão e Laila Melo.
Confira a edição 242 do podcast PodFalar
O Ministério da Educação (MEC) deve divulgar neste início de agosto os primeiros resultados da consulta pública realizada sobre o Novo Ensino Médio. Nos bastidores, a tendência é de que sejam realizadas mudanças no sistema, mas sem a revogação completa do modelo adotado no governo de Michel Temer (MDB).
O Governo Lula tem sido pressionado pelos secretários estaduais de Educação e por movimentos da sociedade civil para manter a base das mudanças, com algumas adequações. Assim, o MEC deve decidir por aumentar as cargas horárias das matérias consideradas clássicas, como língua portuguesa e matemática, em uma revisão do Novo Ensino Médio.
Mudanças
O Novo Ensino Médio está em vigor desde 2017 e obriga que as escolas destinem 40% das aulas em disciplinas optativas. A definição tem impacto nas estruturas das escolas e o trabalho dos professores, que muitas vezes precisam lecionar matérias em que não são instruídos.
Sobre esse processo, nós conversamos nesta edição do PodFalar com o coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), Heleno Araújo. O Fórum assumiu o papel de protagonista, desde a remontagem em fevereiro, na articulação de entidades ligadas à Educação para a participação da consulta pública.
Institucionalmente, o FNE apoiou as manifestações de estudantes que protestaram pela revogação das regras aprovadas no governo Temer. Na entrevista, no entanto, Heleno admite o peso político dos estados, representados pelo Conselho Nacional de Secretários e Secretárias Estaduais de Educação (CONSED).
Divisões
Os governos estaduais definiram posição favorável ao Novo Ensino Médio, com sugestão de algumas mudanças. Mas o alinhamento entre estados e MEC gerou incômodos entre professores e estudantes nos dias finais da consulta. Um post do presidente do Consed, Vitor de Angelo, foi o combustível.
Em uma publicação nas redes sociais, o secretário de Educação do Espírito Santo escreveu: “Nossa proposta é similar ao que o governo pretende anunciar após a consulta pública sobre o novo modelo educacional”.
“A declaração, a postagem do presidente do Consed, foi ruim para ele, inconveniente neste processo. Porque, além de ser uma postagem equivocada e uma forma de atrapalhar a consulta, ela é inaceitável”, afirmou o coordenador do FNE. A íntegra da entrevista, com avaliações do que será apresentado pelo MEC, está na edição #242 do Podcast.
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Este episódio teve áudios do Sistema Sagres, da TV Câmara, da Globonews e do Ministério da Educação. Confira o PodFalar todo sábado, às 9h30 da manhã, na Rádio Sagres, no Sagres Online, no aplicativo da Sagres, no Spotify, no Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Deezer e no Castbox. Siga o PodFalar em seu tocador de podcast preferido e receba um episódio novo todo sábado.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade