O novo aumento do déficit habitacional em Goiânia e como enfrentar a falta de moradia na capital de Goiás nos próximos quatro anos são os temas desta edição do PodFalar. O primeiro podcast de política de Goiás tem apresentação e comentários dos jornalistas Rubens Salomão e Samuel Straioto.
O crescimento das cidades, fenômeno iniciado na segunda metade do século passado, gera diversos desafios para a gestão municipal e um deles é o déficit habitacional. E o tema vai muito além da falta de moradia.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostram que 84% da população brasileira vive em cidades e quase seis milhões de famílias se encontram em situação de déficit de moradia.
Em Goiânia, assim como em Goiás, estudos baseados no CadÚnico apontavam para trajetória de melhora do problema entre 2017 e 2020. Depois da pandemia, no entanto, o cenário mudou.
A partir de 2021, houve aumento do déficit. O número de famílias cadastradas em programas sociais saltou de 205 mil, em dezembro de 2018, para 440 mil em janeiro de 2024, apenas em Goiânia. Para analisar a situação habitacional em Goiânia, Rubens e Samuel conversam no PodFalar com a arquiteta e urbanista Lana Jubé.
Lana também é conselheira nacional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) e responde se os temas da habitação social e condições de urbanismo são debatidos de forma profunda nas eleições municipais.
Segundo ela, além de pensar na construção de moradias populares, combater o déficit habitacional necessita da implantação de equipamentos urbanos focados em transporte público e serviços básicos como saneamento, energia, pavimentação, saúde e educação.
Siga o PodFalar
Confira o PodFalar na Rádio Sagres, no Sagres On-line, no aplicativo da Sagres, no Spotify, no Google App, no Deezer e no Castbox. Siga o PodFalar em seu tocador de podcast preferido e receba um episódio novo todo sábado. Em vídeo, você acompanha as edições semanais no YouTube e na Sagres TV, canal 26.1, sempre nas sextas-feiras, às 20h.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis.