PodFalar #279 | Inteligência artificial e os desafios da democracia nas Eleições 2024

Os desafios digitais da Justiça Eleitoral para as eleições municipais de 2024 são os temas desta edição do PodFalar. O primeiro podcast de Política de Goiás tem apresentação e comentários dos jornalistas Rubens Salomão e Samuel Straioto, que nesse episódio conversam com o professor de Direito Eleitoral, Alexandre Azevedo.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, pediu na última semana que a Organização das Nações Unidas (ONU) deve liderar a elaboração de uma Declaração Universal de Direitos Digitais, em defesa da democracia. A fala ocorreu na abertura de um seminário do TSE sobre inteligência artificial nas eleições.

“Há pouco mais agora de 75 anos, a ONU proclamou a sua declaração de direitos. Há hoje uma necessidade também de uma discussão, do ponto de vista internacional, para que a ONU lidere uma declaração de direitos digitais em defesa da democracia”, disse o ministro. Para Alexandre Moraes, essa declaração universal seria uma forma de impedir que as chamadas big techs — gigantes de tecnologia mundial — continuem como “terra de ninguém” a nível global”, apontou.

No mesmo evento, a próxima presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, apontou que o combate à desinformação, principalmente com o uso da inteligência artificial, é fundamental para a defesa da própria democracia. Cármen Lúcia comandará a Justiça Eleitoral durante as eleições deste ano.

“Criaram uma terra digital, supranacional, atuando no planeta, e há, sim, alguém perfeitamente identificável que é dono dessas plataformas, que atua nessas plataformas. Que atua nos algoritmos e faz com que eles atuam sobre a inteligência natural das pessoas, fazendo com que sejam mutiladas as liberdades e, dessa forma, corroídas as democracias”, afirmou a ministra.

Nesta edição do PodFalar, Rubens e Samuel tratam dos desafios da Justiça Eleitoral para as próximas eleições no Brasil, em entrevista com o professor de Direito Eleitoral, Alexandre Azevedo. O especialista explica as regras existentes para combater a desinformação no ambiente digital durante as campanhas eleitorais e indica quais as principais dificuldades.

O professor ainda detalha como a criação de regras, por meio de leis, pode efetivamente combater o problema, já que a repressão ocorre sempre depois de algum estrago ser feito pelas propagandas enganosas. Segundo ele, há falta de interesse das grandes empresas de tecnologia.

Siga o PodFalar

Confira o PodFalar na Rádio Sagres, no Sagres On-line, no aplicativo da Sagres, no Spotify, no Google App, no Deezer e no Castbox. Siga o PodFalar em seu tocador de podcast preferido e receba um episódio novo todo sábado. Em vídeo, você acompanha as edições semanais no youtube e na Sagres TV, canal 26.1, sempre nas sextas-feiras, às 20h.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Ouça o PodFalar no seu agregador de podcasts favorito
Confira outras edições do PodFalar

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.