Pesquisadores da Universidade de Cambridge, Inglaterra, descobriram um método para fazer concreto com zero emissões em grande escala. Responsável por aproximadamente 7,5% do total de emissões de carbono no planeta, o concreto é um dos maiores desafios da descarbonização por causa dos combustíveis fósseis.
O método consiste na reciclagem de concreto de cimento e o no uso de forno elétrico a arco para fundir materiais, como metal e aço. No processo, então, o cimento usado substituiu o cal que remove as impurezas e gera resíduos. Portanto, o cimento usado vira um novo concreto e gera baixas emissões de gases do efeito estufa.
Segundo o estudo publicado na revista Nature, a mesma técnica poderia ainda produzir cimento com emissão zero, se o forno elétrico a arco fosse alimentado por energia renovável. Assim, o novo método de produção em grande escala está registrado como patente para exploração comercial.
Com ele, portanto, os pesquisadores do Departamento de Engenharia de Cambridge, Julian Allwood e Cyrille Dunant acreditam que é possível reduzir as emissões poluentes na produção de concreto e manter a demanda comercial do produto.
*Com portal CicloVivo
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.
Leia mais: