Na edição 295 do PodFalar, que será transmitida na próxima sexta-feira, 27 de setembro, às 20h, na Sagres TV, os jornalistas Rubens Salomão, Laila Melo e Samuel Straioto trazem uma análise detalhada das propostas dos candidatos a prefeito de Goiânia e Aparecida de Goiânia para desenvolvimento sustentável e turismo.

O programa desta semana destaca as políticas voltadas para a sustentabilidade econômica, social e ambiental, além das iniciativas que buscam fomentar o turismo como motor de desenvolvimento regional. Os jornalistas examinam as promessas de cada candidato, comparando abordagens e prioridades em um dos temas centrais para o futuro das cidades.

Assista ao PodFalar

Em Goiânia

Entre os candidatos a prefeito de Goiânia, as propostas trazem um enfoque variado sobre sustentabilidade e turismo:

  • Adriana Accorsi (PT) propõe reduzir desigualdades sociais por meio de políticas de inclusão produtiva e incentivo à economia sustentável, mas suas propostas específicas para o turismo são mais indiretas, focando no desenvolvimento econômico.
  • Fred Rodrigues (PL) aposta na criação de um Distrito de Artes para promover o turismo cultural, além de reformas em parques via parcerias público-privadas para impulsionar o turismo ecológico e de lazer.
  • Matheus Ribeiro (PSDB) sugere um plano abrangente para pequenos negócios, agricultura familiar e capacitação da força de trabalho, com o foco no turismo de eventos e negócios, particularmente no setor agropecuário.
  • Professor Pantaleão (UP) apresenta propostas de geração de emprego com obras de infraestrutura e inclusão social, mas sem enfoque direto no turismo. Suas ideias incluem auditorias fiscais e a criação de um banco municipal.
  • Rogério Cruz (Solidariedade) destaca o Fundo Municipal de Turismo, além de promover a capacitação de guias e incentivar o turismo de negócios e eventos, reforçando a infraestrutura turística da cidade.
  • Sandro Mabel (União Brasil) propõe desenvolver campanhas para promover Goiânia como destino turístico, além de investir em infraestrutura para rotas turísticas e melhorar a logística da cidade.
  • Vanderlan Cardoso (PSD) aposta no turismo gastronômico e na criação de roteiros históricos e culturais, com ênfase no patrimônio Art Déco e na promoção de feiras e eventos de grande porte.

Em Aparecida de Goiânia

No contexto de Aparecida de Goiânia, os candidatos também trazem propostas voltadas ao desenvolvimento econômico e ao turismo:

  • Leandro Vilela (MDB) busca desenvolver a cidade por meio de parcerias público privadas. Além disso, com criação de polos tecnológicos, incluindo um Complexo Logístico Industrial Alfandegário para impulsionar o comércio atacadista e atrair investimentos.
  • Willian Panda (PSB), por outro lado, foca no turismo sustentável. Ele projeta a criação de um Parque Eco Sustentável na Serra das Areias, além de um Centro Cultural voltado ao turismo étnico e ecológico.

Não perca a análise completa das propostas para o desenvolvimento sustentável e o turismo em Goiânia e Aparecida de Goiânia, nesta sexta-feira, às 20h, na Sagres TV e no canal do YouTube da Sagres.

Siga o PodFalar

Confira o PodFalar na Rádio Sagres, no Sagres On-line, no aplicativo da Sagres, no Spotify, no Google App, no Deezer e no Castbox. Siga o PodFalar em seu tocador de podcast preferido e receba um novo episódio todo sábado. Em vídeo, acompanhe as edições semanais no YouTube e na Sagres TV, canal 26.1, sempre nas sextas-feiras, às 20h.

Ouça o PodFalar no seu agregador de podcasts favorito

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Confira outras edições do PodFalar