A decisão do TCE, na terça-feira (4), de aprovar um parecer prévio pela rejeição das contas dos os ex-governadores Marconi Perillo e José Éliton em 2018 deixa os tucanos na iminência de terem suas contas rejeitas pelo Legislativo e, consequentemente, o de ficarem inelegíveis por oito anos, principal tema deste podcast #46.

Esta foi a segunda vez em 67 anos de vida do TCE que as contas de um governador foram rejeitas. Em 2010, o tribunal votou parecer pela rejeição das contas de Alcides Rodrigues. Apenas quatro anos depois, em 2014, a Assembleia julgou e decidiu contrariamente ao parecer e pela aprovação das contas de Alcides. Desta vez a tendência é de julgamento rápido e nem mesmo os tucanos têm lá muita esperança na rejeição do parecer do TCE.

O segundo tema deste podcast é a festa que o governador Ronaldo Caiado (DEM) fez para lançar projeto de recuperação do Rio Araguaia. Caiado chegou em Aragarças na terça-feira, às 14 horas, e só voltou a Goiânia no dia seguinte no final da tarde. O presidente Jair Bolsonaro passou praticamente toda a quarta-feira na cidade. Andou no meio do povo, vestiu camiseta do Goiás, fez discurso e passeou de jet ski.

Tanta festa foi para lançar um plano que ainda é, por enquanto, só um projeto, mas que o governador diz que já é “o maior projeto de recuperação de todo o globo terrestre”, denominado pelo governo de Juntos pelo Araguaia. De acordo com a secretária Andrea Vulcanis seu custo será de R$ 240 milhões, mas estão garantidos somente R$ 100 milhões do Ministério do Meio Ambiente. 

Ouça +