A briga entre torcedores de Vasco e Corinthians no último dia 25 de Agosto, em Brasília, pode não punir quem praticou a desordem, mas puniu nesta quarta-feira os dois clubes. Em julgamento realizado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), paulistas e cariocas foram penalizados, cada um, em quatro mandos de campos, dois deles com portões fechados e dois com torcida apenas do visitante.

Fora os jogos de punição, os dois clubes também foram multados: o Vasco terá de pagar R$50 mil e o Corinthians teve multa maior, R$80, já que foram os torcedores paulistas que iniciaram o conflito. Na sessão, o relator Francisco de Assis Peçanha Filho, entendeu que o clube mandante (Vasco) não tomou as medidas de segurança suficientes para a partida e condenou a torcida corintiana, que realizou o tumulto quase sozinha.

A decisão da Terceira Comissão Disciplinar do STJD foi em primeira instância, e por isso, os dois clubes podem recorrer no Pleno. O advogado do Corinthians, João Zanforlin, tratou a punição como absurda, enquanto a advogada do Vasco, Luciana Lopes, destacou que os clubes não podem pagar por pessoas que vão ao estádio para tumultuar. Ambos confirmaram que entrarão com recurso.

Com a decisão já tomada, quem vai decidir em quais jogos as duas equipes terão de cumprir a punição é a CBF. Uma dessas partidas pode ser a do próximo dia 15, onde o Corinthians receberia o Goiás no Pacaembu, duelo que pode mudar de local.