A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus continua a deixar marcas no futebol brasileiro. Em Goiás, os principais clubes do estado perderam importantes patrocinadores durante o período de inatividade. Nesta quarta-feira (22), o São Caetano comunicou à Federação Paulista de Futebol (FPF) sua desistência de participar da Série D do Campeonato Brasileiro desta temporada.

A quarta divisão nacional, que envolve 68 clubes, inclusive três representantes goianos – Crac, Goianésia e Goiânia -, estava marcada para iniciar no próximo mês, contudo, desde março todas as atividades da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estão suspensas. No início de abril, o órgão máximo do futebol brasileiro anunciou uma doação a todos os clubes participantes da Série D na ordem de R$ 120 mil para cada.

Nesta temporada, o São Caetano também disputa o Campeonato Paulista da Série A2 e a Copa Paulista, competições que admitiu em nota seguir participando. Pelo campeonato, nas 12 rodadas da primeira fase disputadas – ainda restam três – somou 18 pontos e até a paralisação por tempo indeterminado da competição ocupava a sexta posição, empatado em pontos com mais três adversários na briga por um dos oito lugares para a próxima fase.

Apoiada pelo investidor Saul Klein, herdeiro das Casas Bahia, a equipe do ABC paulista apostou em nomes experientes para conduzir seu futebol, a exemplo do executivo Paulo Pelaipe, ex-gerente de futebol do Flamengo e também com passagens por Grêmio e Vasco da Gama. Veteranos como o zagueiro Domingos, ex-Aparecidense, e os meias Madson, ex-Santos, e Diego Palhinha, ex-Vila Nova, também foram contratados.

A CBF ainda não se posicionou sobre a desistência do São Caetano, que aconteceu fora do prazo estipulado no regulamento da Série D, embora já confirmada pela FPF, que buscará um novo representante. O clube do ABC paulista tinha se classificado para a quarta divisão nacional por ter ganhado a Copa Paulista em 2019. O futebol paulista também está representado na competição por Ferroviária, Mirassol e Grêmio Novorizontino.

Confira a nota do São Caetano divulgada nesta quarta-feira (22)

“Em virtude da pandemia do Covid-19, o São Caetano Futebol Ltda encaminhou ofício nesta quarta-feira, junto à Federação Paulista de Futebol (FPF), solicitando a sua desistência da Série D do Campeonato Brasileiro. Competição que estava programada para iniciar em maio.

Esta foi uma medida bastante pensada e extrema, que infelizmente precisou ser tomada, em decorrência dos problemas e todas as incertezas que envolvem o futebol brasileiro e o seu calendário de competições.

Queremos desta forma preservar a saúde financeira do clube em um momento de grande dificuldade para honrar compromissos já estabelecidos com jogadores, comissão técnica e todo o quadro de funcionários”.