A Unidade do Vapt Vupt de Referência para Atendimento a Pessoas com Deficiência e idosos, localizada na Rua 4, no Centro, foi encerrou as atividades nesta sexta-feira (30) pela falta de infraestrutura para atender o público alvo.

O gerente de Operação da Rede Própria da Superintendência de Gestão do Vapt Vupt, Edgar Nunes de Azevedo, aponta o principal motivo que levou ao fechamento da unidade e afirma que outras duas serão construídas na Região Noroeste e Sul.

“A unidade não possui estacionamento, o que ficava inviável para essas pessoas. Além disso, a gente tem mais três unidades no Centro, o que já atendia bem à população. Ainda este ano a gente vai ter mais duas unidades que serão abertas, onde o atendimento nestas regiões é deficitário”, explica.

Os principais serviços prestados na unidade que fechou é Unidade do Vapt Vupt era o Passaporte do Idoso e o Passe Livre do Deficiente. Esses documentos podem ser feitos na Unidade do Ipiranga, que fica próximo ao Terminal Padre Pelágio. De acordo com o gerente de operação a intenção é que em breve todos as agências possam oferecer esses serviços.

“A outra ideia é que a gente tire essas unidades para todas possa atender a todos os serviços específicos tanto para as pessoas com necessidades especiais (PNE) quanto para o idoso”, argumenta.

O Conselho Estadual dos Direitos da pessoa com Deficiência realizou um estudo técnico de acessibilidade nas Unidades Passeio das Águas, Central do Servidor, Ipiranga, Praça da Bíblia e Banana Shopping onde apontou algumas mudanças que já estão sendo providenciadas pela Superintendência de Gestão do Vapt Vupt.