Os clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro se reuniram na tarde desta terça-feira (15) na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com o presidente Antônio Carlos Nunes e diretores da entidade, e entregaram uma carta na qual exigem maior autonomia na relação com a instituição e também a criação de uma Liga para organizar a competição nacional.
A iniciativa dos dirigentes surgiu pela internet em meio à crise no comando da CBF com o afastamento do então presidente Rogério Caboclo acusando de assédio por uma funcionária. O documento, assinado por 19 dos 20 clubes da primeira divisão, tem quatro tópicos que expressam o desejo das equipes.
Os principais pontos destacados pelos dirigentes são:
– Requerer a imediata alteração estatutária que consagre uma maior participação dos Clubes nas decisões institucionais e na gestão da CBF, admitindo-se os Clubes como filiados dessa entidade;
– Comunicar a decisão da criação imediata de uma “Liga” de futebol no Brasil, que será fundada com a maior brevidade possível e que passará a organizar e desenvolver economicamente o Campeonato Brasileiro de Futebol. Além dos Clubes signatários, os Clubes da Série B serão convidados a integrar a ‘Liga”.
Após a reunião, a Confederação Brasileira de Futebol publicou uma nota em seu site:
“A CBF informa que nesta terça-feira, 15, o Presidente Antônio Carlos Nunes, Vice-Presidentes, Secretário Geral e Diretores da entidade estiveram reunidos com os representantes dos clubes disputantes da Série A do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, os clubes apresentaram uma carta com solicitações coletivas, que serão objeto de análise interna por parte da CBF”.