Já não bastasse a confusão em torno da Portuguesa sendo rebaixada e o Fluminense permanecendo na Série A no “tapetão”, o futebol brasileiro vive mais um capitulo de bagunça, em pleno ano de Copa do Mundo no país. Nesta quinta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou à CBF que suspenda as tabelas da Série C e Série D do Campeonato Brasileiro pela “existência de conflito de decisões e atribuições” em relação ao Betim, que foi inserido na Série C por uma liminar da Justiça Comum.

A briga do clube mineiro com a CBF vem desde 2006, quando ainda era Ipatinga e não pagou a taxa de transferência internacional do lateral Luizinho, negociado com o Nacional (POR). No ano passado, no primeiro julgamento, o Betim foi punido com a perda de seis pontos na Série C, o que rebaixaria a equipe e manteria o CRAC de Catalão na competição, mas os dirigentes mineiros acionaram a Justiça Comum e permaneceram na competição, algo que a FIFA não permite. O Betim foi novamente julgado, apenado, mas conseguiu uma liminar que trava os dois processos.

Confira a nota expedida pelo STJD

“DECISÃO

 Junte-se aos autos a decisão proferida pelo Juiz de Direito da 4ª Vara Cível de Betim.

Tendo em vista que compete ao Presidente do STJD, nos termos do artigo 9º inciso I do CBJD fazer cumprir as decisões proferidas pelo Tribunal.

Considerando a existência de conflito de decisões e atribuições entre a decisão proferida pelo Pleno do STJD nos presentes autos onde foi aplicado ao Betim Esporte Clube a sanção prevista no item 64 do Código Disciplinar da FIFA com o seu consequente rebaixamento para a serie D do Campeonato Brasileiro e, a decisão proferida pelo Juiz de Direito da 4ª Vara Cível de Betim que determinou que a Confederação Brasileira de Futebol não cumpra a decisão proferida pelo STJD.

Determino a diretoria de Competições da CBF que suspenda a publicação da tabela das series C e D do Campeonato Brasileiro de 2014 até que seja resolvido o conflito entre as decisões supra referidas.

Intime-se a CBF através de sua Diretoria de Competições.

Rio de janeiro, 27 de fevereiro de 2014

Flávio Zveiter
Presidente do STJD”