Turma da Mônica, Disney (Mickey, Pato Donald, Pateta, Zé Carioca), Luluzinha, Zorro, Super-Homem, Fantasma, Batman, X-Men… Difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha se encantado com as histórias em quadrinhos, ou simplesmente HQ’s.

No dia 30 de janeiro comemora-se o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos e o Portal Shopping não poderia deixar esta data passar em branco. Para isso, preparou um espaço infantil reservado especialmente para os HQ’s, que vai funcionar neste sábado e domingo, das 14h às 20h. A entrada é gratuita.
 
No espaço a garotada vai encontrar uma gibiteca com vários quadrinhos à disposição para leitura. No local também será montado um cineminha, no qual serão exibidos clássicos das histórias em quadrinho que foram adaptadas para o cinema – como Homem-Aranha, Batman, Superman, X- Man, Homem de Ferro e muitos outros. “Apesar da internet e de toda a tecnologia, os quadrinhos permanecem atuais e ainda conquistam uma legião de fãs de todas as idades”, afirma Augusto César, analista de marketing do Portal Shopping e organizador do evento.
 
Para completar a festa os atores da Prelúdio Produções Artísticas, às 18h, vão encenar as histórias (leitura dramatizada) que encantam as crianças no papel. Quem passar pelo Portal Shopping, ainda vai se surpreender com atores caracterizados de personagens dos quadrinhos desfilando pelo centro de compras, convidando a criançada para se divertir no espaço infantil. 
 
Dia Nacional dos Quadrinhos
O Dia Nacional dos Quadrinhos foi instituído pela Associação de Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo para lembrar que nesta data, em 1869, foi publicada a primeira história em quadrinhos brasileira. No Brasil, o surgimento das HQ’s é atribuído ao italiano naturalizado brasileiro Ângelo Agostini. Foi ele quem produziu a primeira história (em sequência e com personagem fixa) no país: As Aventuras de Nhô Quim. E quem também não se lembra de outras clássicas como os gibis da Turma da Mônica desenhados por Maurício de Souza ou das tirinhas de Henfil?
 
As primeiras manifestações das Histórias em Quadrinhos são no começo do século XX, na busca dos novos meios de comunicação por expressão gráfica e visual. Os jornais deram o pontapé inicial às histórias em quadrinhos, como as conhecemos hoje. Foi a partir de então, que a narrativa foi colocada dentro do balão e o personagem principal e seus companheiros passaram a ter vidas próprias.
 
No final da década de 30, surgiu o primeiro super-herói com identidade secreta, Superman, de Siegel and Shuster. Muitos destacam que o personagem marcou o início da “Era de Ouro” dos quadrinhos. No período de 1940 até 1945 foram criados aproximadamente quatrocentos super-heróis, mas nem todos sobreviveram. Neste período muitos merecem destaque como o Batman, criado por Bob Kane, o Capital Marvel (de C.C.Beck) e o Capitão América (de Jack Kirby e Joe Simon).

Com informações da Assessoria