O duelo poderia valer muito mais, as duas equipes tem qualidade, mas foram tropeços nas duas primeiros rodadas que trouxeram Portugal e Gana a uma situação de quase “cumprimento de tabela”. Os lusos e os ganeses se enfrentam às 13h nesta quinta-feira com pouca esperança de classificação, já que basta um empate entre Estados Unidos e Alemanha para os dois classificarem.

Para chegar nessa situação, Portugal está pagando pela goleada sofrida diante da Alemanha e por não segurar o resultado contra os EUA, após estar vencendo. No caso de Gana, não manter o placar também foi erro, nos dois jogos. Além disso, uma discussão por premiação também atingiu toda a delegação, que fez a Federação, de forma inacreditável, enviar três milhões de dólares em espécie até Brasília, chegando de comboio em dezenas de carros na concentração ganesa.

Dentro de campo, são justamente os africanos que tem maior chance de classificar. Caso os EUA percam para a Alemanha, basta que Gana vença com dois gols de diferença para garantir a vaga. O time do técnico Kwesi Appiah tem um sério desfalque, um dos líderes da Seleção: Sulley Muntari está fora e cumpre suspensão automática. Essien, que poderia ser o substituto, também não joga. Inkoom deve ganhar a vaga.

No time português, a situação é bem mais complicada, porque seria preciso que os EUA fossem derrotados e que Cristiano Ronaldo e companhia tirasse cinco gols de saldo. O técnico Paulo Bento, que está garantido na seleção mesmo com o provável fracasso, conta com a volta de Pepe à zaga, mas segue sem o goleiro Rui Patrício e os atacantes Hugo Almeida e Helder Postiga, todos com problemas musculares. Por isso, Beto continua no gol e na frente, Eder e Varela disputam a vaga.

FICHA TÉCNICA
PORTUGAL X GANA

Local: Estádio Nacional, em Brasília (DF)
Data: 26 de junho de 2014 (Quinta-feira)
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Nawaf Shukralla (Catar)
Assistentes:
Yaser Tulefat e Ebrahim Saleh (ambos do Catar)

PORTUGAL: Beto; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e André Almeida; Miguel Veloso, Raul Meireles e João Moutinho; Nani, Varela (Éder) e Cristiano Ronaldo
Técnico: Paulo Bento

GANA: Dauda; Afful, Boye, Mensah e K.Asamoah; Rabiu, Inkoom; Kevin-Prince Boateng, Christian Atsu e Andre Ayew; Asamoah Gyan
Técnico: James Appiah