Termina na próxima terça-feira (31) o prazo para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022, em relação ao ano de 2021. Para esclarecer as últimas dúvidas, o Sagres Sinal Aberto II, desta quinta (26), recebeu o supervisor do programa do Imposto de Renda em Goiás, Jorge Martins.

De acordo com o entrevistado, cerca de 884 mil declarações, o que representa 20%, ainda não foram entregues no estado, faltando pouco mais de cinco dias para o prazo se encerrar.

“É um número um pouco melhor do que nos anos anteriores, mas não deixa de preocupar, uma vez que agora tem também a concorrência com a declaração de pessoa jurídica e isso pode então ter um problema de congestionamento, pra quem deixar para a última hora”, destacou.

Para quem já declarou, ainda é permitido enviar, atualizar ou qualquer tipo de alteração, conforme explica o supervisor Do Imposto de Renda, Jorge Martins.

“Na verdade, a retificação pode ser feita inclusive depois do prazo, sem pagar multa. No entanto, é importante que a pessoa, nessa situação, faça a declaração com as informações que tem, o mais próximo possível da realidade, de forma alguma deve deixar zerada, porque tem que saber a melhor opção para ele, se no simplificado ou no completo. Se a retificação for feita depois do dia 31 de maio, não pode mudar do completo para o simplificado, e vice-versa”, explicou.

Tire dúvidas na entrevista completa:

Leia mais: