Em coletiva virtual nesta terça-feira (9), o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (DEM) destacou preocupação com o alto índice de infectados e de casos suspeitos de Covid-19 na cidade. Segundo ele, a amostragem indica que a cada 10 habitantes, 5,1 estão infectados. Diante disso, o gestor municipal alegou ter de tomar medidas como lockdown [bloqueio total do comércio] no município.

Na coletiva, o prefeito também destacou que a BRF, maior indústria de Rio Verde, fechará suas portas por 14 dias. A empresa fez exames em massa em seus colaboradores e mais de 8 mil funcionários testaram positivo para o coronavírus. Segundo Paulo do Vale, tanto os trabalhadores, quanto seus familiares entraram em quarentena.

“Eu sei do transtorno econômico, mas no momento eles [a BRF] estão preocupados com a saúde das pessoas. Neste momento a balança pesou prioritariamente na saúde”, declarou o prefeito em relação à paralisação da maior companhia do município.

Paulo do Vale aproveitou para ressaltar a necessidade da colaboração da população no cumprimento do isolamento social. “Quero aqui pedir a toda população, temos que elevar nosso isolamento acima de 55%. É evitar que esse vírus continue circulando e tenha uma pressão cultural muito grande”.

O prefeito ressaltou ainda análises de especialistas que afirmam que atualmente o Brasil tem um número, pelo menos, oito vezes maior do que o anunciado, e levantou a possibilidade de Rio Verde alcançar o número de 10 mil infectados pela Covid-19 caso não ocorra o isolamento social.

Nas redes sociais, a Prefeitura lamentou os números da pandemia e lamentou a confirmação da quinta morte pela Covid-19 no município.

Fieg

Ontem (8), o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) Sandro Mabel disse que as empresas são locais seguros para os trabalhadores, e que o isolamento social poderia trazer risco de contaminação. Ele defendeu ainda que as companhias não fechem as portas durante a pandemia, e que mantivessem em isolamento em casa apenas integrantes dos grupos de risco e sintomáticos.