O novo aeroporto de Goiânia vai começar a funcionar no próximo dia 21. A informação foi confirmada após vistoria feita pelo prefeito Paulo Garcia (PT) no início da tarde desta terça-feira (3). A inauguração será na segunda-feira (9) e a solenidade contará com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT).

Além do prefeito, estiveram presentes na vistoria o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil do Brasil, Carlos Gaba, o superintendente do terminal aeroportuário da Capital e representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

De acordo com Gaba, o início das operações ocorrerá somente 18 após a inauguração, no sábado (21). O período de transição é necessário para que as companhias aéreas realizem as adequações obrigatórias para atendimento ao público.

Mais de 200 servidores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) deverão auxiliar a Infraero com os serviços de limpeza e jardinagem do local. Além disso, obras de intervenção foram executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), pela própria Comurg, pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) e Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh).

Uma das principais mudanças foi o alargamento da Rua Caravelas, a fim de proporcionar maior capacidade de tráfego, assim como a Rua Marabás, que liga a nova entrada do aeroporto até a Avenida Vera Cruz, além da nova camada asfáltica.

O novo aeroporto terá dois andares e 34,1 mil metros quadrados, que abrigarão quatro pontes de embarque, 23 balcões de check-in, 11 elevadores, quatro escadas rolantes, três esteiras de restituição de bagagem e sete canais de inspeção (raio-x e detector de metal).