O programa Agir Sustentável chega ao segundo episódio em conversa sobre a nossa relação com os recursos naturais e como cada ação pode ter um efeito positivo ou negativo na nossa própria vida e no meio ambiente. Na primeira edição, aprendemos os conceitos de sustentabilidade e padrões de consumo. Agora, vamos começar a falar sobre um dos principais produtos disponibilizados pela natureza pra gente: a Água!
Fundamental para a nossa vida, a água potável, pronta para o consumo, não está na ponta da torneira para todos. O acesso é um grande problema pelo mundo e, no nosso país, mais de 32 milhões de brasileiros e brasileiras não têm água tratada, segundo acompanhamento do Instituto Trata Brasil.
O Agir Sustentável detalha os fatores que levam à essa falta e também a ausência do tratamento de esgoto pelo país. Só que, antes disso, vamos entender como tudo pode e deve funcionar. Você sabe de onde vem a água que você usa todos os dias? Nesse episódio, nós vamos conhecer o caminho da água.
A dona Irani Corte da Cruz valoriza muito a água que sai da torneira e nem imagina como seria a vida sem ela. No entanto, como a maioria da população, ela não tem ideia de tudo o que acontece até a água chegar no copo.
Entender esse percurso é fundamental para que a importância da água não seja banalizada por quem já tem acesso fácil ao recurso. A água é vital para todos os seres vivos e especialmente para as plantas, que guardam o carbono emitido por atividades poluidoras e são parte crucial na luta contra as mudanças climáticas e o efeito estufa. Então, cada um deve atuar na preservação, desde a nascente até a torneira.
O caminho da água nas cidades começa de duas formas: na captação direta de rios e mananciais ou de lagos artificiais, como o da Barragem Mauro Borges, que represa águas do Ribeirão João Leite, na Região Norte de Goiânia, desde 2010. A capital goiana também conta com abastecimento vindo do Rio Meia Ponte. Depois da captação, tem o processo de tratamento e distribuição, mas quem nos explica em detalhes é a Camila Roncato, que é superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Saneago.
Depois de todo o caminho da água, desde a coleta, seja em barragens ou diretamente nos rios, o tratamento em várias etapas até ela ficar potável e a distribuição até às nossas casas, entra o tratamento de esgoto. E é nessa parte que o Brasil tem o maior déficit. Do total, 44% da população, mais de 90 milhões de pessoas, não têm coleta de esgoto e o material é descartado diretamente na natureza ou em fossas inadequadas.
Esses desafios para o sistema de saneamento básico e preservação do meio ambiente são o nosso assunto, mas na próxima edição do Agir Sustentável, nesta segunda-feira (10), às 22 horas, na Sagres TV, canal 26.1. Bem como no canal do Sistema Sagres no Youtube. Até lá!
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 06 – Água limpa e saneamento.
Assista a primeira edição do programa: