A Frente Nacional de Prefeitos realizou a 15ª live com gestores de outros países para discutir o combate ao novo coronavírus. Desta vez participaram do encontro virtual a prefeita neozelandesa Paula Southgate, de Hamilton City; Dave Cull, presidente da Associação de Governos Locais da Nova Zelândia e ex-prefeito de Dunedin City.

Os anfitriões brasileiros foram Nelson Marchezan Junior, prefeito de Porto Alegre; e Cinthia Ribeiro, prefeita de Palmas. Ela falou sobre a principal dificuldade enfrentada pelos governadores e prefeitos brasileiros no combate à Covid-19.

“É o negacionismo do nosso líde principal. Eu vejo que o governo central na Nova Zelândia teve um papel preponderante para que os prefeitos pudessem organizar todo o sistema e ter sucesso, ter êxito em sua ações, o que não acontece infelizmente no Brasil nas crises de saúde, nas crises sanitárias. É um momento onde as pessoas mais precisam do poder público, e infelizmente nós não podemos contar com essa liderança partindo da figura do presidente da República”, afirma.

Já Paula Southgate, prefeita neozelandesa de Hamilton City; destacou a importância do apoio do governo central para vencer a batalha contra o novo coronavírus.

“Não penso que teríamos sucesso aqui na Nova Zelândia sem as lideranças locais e sem o governo local. Nós fomos encarregados de implementar as regras e procedimentos que o governo determinou, e penso que essa é uma grande força na Nova Zelândia para enfrentar a pandemia”, afirma.

A Nova Zelândia, que já foi tema do Sagres Internacional por conta da postura da presidente Jacinda Ardern em relação à pandemia, se declarou livre do coronavírus no último dia 20 de junho. O país possui 1.520 casos confirmados, 22 mortes e 1.484 recuperados registrados.

Assista a videoconferência na íntegra