Moradores do Setor Parque Ibirapuera (Foto: Claudivino Antunes) 

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia inaugurou na noite da úlitma quinta-feira (31) o II Núcleo do Projeto Desafio Aparecida em Boa Forma, no setor Parque Ibirapuera. O Projeto oferece atividades supervisionadas por professores de educação física, em escolas municipais, duas vezes por semana, no período noturno. Durante três meses os participantes são acompanhados por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas e passam por exames específicos.

O Projeto Aparecida em Boa Forma começou como um projeto piloto, que ainda é realizado na Escola Municipal Jardim Olímpico II. Além das atividades nas escolas, são oferecidas atividades abertas como caminhada, corrida e aulas de dança, em diversos pontos da cidade. O II Núcleo do programa será realizado na Escola Municipal Menino Jesus. Segundo o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Gefferson Aragão, já se inscreveram 45 pessoas apenas e a expectativa é que mais incrições ocorram nos próximos dias.

O secretario disse que o projeto foi idealizado pelo prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha. “Esse projeto é muito bem fundamentado, tanto que o primeiro núcleo funciona até hoje e tem dado resultado e neste segundo núcleo já está dobrando a quantidade de participantes que decidiram melhorar a sua qualidade de vida”, comentou Aragão.

Projeto Aparecida em Boa Forma e saúde

O ciclo do projeto é de três meses. Antes do ínicio das atividades os participantes passam por consultas individuais com médico cardiologista. O Superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, afirmou que tem uma equipe de saúde a disposição para cuidar dos participantes. “Serão realizados exames e um acompanhamento rigoroso, para que todos possam praticar as atividades da melhor forma possível sem nenhuma restrição”, informou.

A novidade do segundo núcleo é a inclusão da Zumba, Capoeira e Karatê. As aulas serão todas as terças e quintas-feiras, com início às 18 horas e duração de uma hora, na Escola Municipal Menino Jesus. Bruna Aniele é nutricionista e coordena o programa de atividades, ela disse estar feliz com o resultado do projeto. “Ele envolve o Centro Olímpico, as pistas de caminhada, ATI’s, praças e toda estrutura esportiva que gera saúde para a comunidade”, destacou Bruna.